quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Mário Laginha apresenta " Espaço" no espaço da Casa da Música no Porto

Espaço
Mário Laginha Trio


8 Dezembro Sala Suggia da Casa da Música,
Porto 22h00



O último trabalho de Mário Laginha, ESPAÇO em trio com o contrabaixista Bernardo Moreira e o baterista Alexandre Frazão, vai chegar ao Porto, dia 8 de Dezembro .

Aqui Mário Laginha aposta numa das suas formações favoritas: o trio composto por ele, pelo contrabaixista Bernardo Moreira e pelo baterista Alexandre Frazão.
Este disco decorreu de uma encomenda feita pela 1ª Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007 e de um desafio que Laginha arriscou aceitar: explorar os pontos de contacto, as coincidências conceptuais e as “inspirações” mútuas entre duas disciplinas nobres, a música e a arquitectura.

Espaço, ou a ausência dele, estruturas regulares e irregulares, linhas contínuas e descontínuas, superfícies planas ou distorcidas” serviram, confessa Mário Laginha, como motivo para a composição dos temas.
Mas, sendo certo que este conjunto de músicas não seria o mesmo sem a articulação predefinida com o mundo da arquitectura, estamos perante um mundo sonoro com a marca inconfundível de Laginha. “Poderão dizer que a música deste álbum não é tão diferente assim. Espero bem que não. Mas posso garantir que sem o estímulo da arquitectura não seria a mesma”, refere o compositor.

Neste disco, Laginha partilha a aventura musical com dois dos instrumentistas que o têm acompanhado regularmente nos últimos anos, designadamente nas gravações e em numerosos concertos da dupla que o pianista mantém com a cantora Maria João.
Bernardo Moreira e Alexandre Frazão são músicos que “gostam de arriscar” e para quem “o acto de tocar tem sempre de ser um acto de prazer, e, se possível mais um momento de felicidade” considera Laginha.

ESPAÇO é o primeiro trabalho gravado em trio pelo pianista, embora tanto Bernardo Moreira como Alexandre Frazão tenham um longo historial de cumplicidades musicais com o pianista.

Mário Laginha (piano)
Bernardo Moreira (contrabaixo)
Alexandre Frazão (bateria)

Sem comentários: