quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Assinatura do Tratado de Lisboa comemorada com espectáculo de luz e som


As cores da Europa no céu de Lisboa

Espectáculo de música

e pirotecnia marca assinatura do Tratado de Lisboa

Um espectáculo de música clássica e fogo de artifício, promovido e organizado pelo Turismo de Lisboa, Turismo de Portugal, ip, e Câmara Municipal de Lisboa, com o apoio da Região de Turismo do Algarve e da Parque EXPO, marca hoje, dia 13 de Dezembro, a assinatura, na capital portuguesa, do novo Tratado Reformador da Europa – Tratado de Lisboa.

A festa, com a qual se pretende celebrar este momento histórico, terá lugar no Cais Português, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, pelas 21h30 e com entrada livre.

O programa da festa é composto por um concerto de música clássica pela Orquestra do Algarve que, dirigida pelo Maestro Cesário Costa, vai executar obras de R. Strauss, Elgar, Luís de Freitas Branco, Mascagni, Dvorak, Copland, Stravinsky e Beethoven, numa actuação sincronizada com um espectáculo de pirotecnia da responsabilidade da Lusoevents.

O objectivo desta iniciativa é o de celebrar com a população o novo Tratado Reformador europeu, cuja cerimónia de assinatura teve lugar no Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.


Menos de dois meses depois de terem chegado a acordo, em Lisboa, sobre o teor do novo Tratado Reformador, que substitui a fracassada Constituição Europeia – inviabilizada em 2005 pelos referendos negativos em França e na Holanda – os mais altos dignitários e representantes da Europa dos 27 regressam agora à capital portuguesa para a assinatura deste documento que marcará, certamente, a Europa do futuro.

A cobertura jornalística da cimeira de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, que antecedeu esta assinatura, foi assegurada por cerca de 1.300 profissionais portugueses e estrangeiros de centenas de órgãos de comunicação social que, a partir de Lisboa, deram a conhecer ao mundo os pormenores sobre o novo Tratado de Lisboa.

Assumida como “prioridade das prioridades” da presidência portuguesa da União Europeia, que termina no próximo dia 31 de Dezembro, a assinatura deste Tratado assume-se como um marco importante na história da UE.




  • Espectáculo de música e pirotecnia
  • Cais Português, junto ao Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações
  • Quinta-feira, 13 de Dezembro, às 21h30
  • Entrada livre

Sem comentários: