quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Obra prima de Carlos Saura estreia hoje


A estreia em Portugal do documentário "Fados" do realizador espanhol Carlos Saura, foi acolhido com entusiasmo pelo público lisboeta na ante-estreia, que aplaudiram, como num concerto, cada um dos temas da popular música lusa compilados no filme.


"Fados" foi apresentado nos festivais de Toronto, San Sebastián e do Rio de Janeiro, e se desculpou por não falar português quando se dirigiu ao público, antes de começar a projeção.
- Como um espanhol se atreve a vir a Portugal para fazer um filme sobre fados? - perguntou Saura ao apresentar a obra e lembrar que outros cineastas não haviam abordado o tema, incluindo os próprios portugueses.
- Tive a sorte de ter sido eu, no momento, o que fez esta película - completou o realizador, que destacou diante do público luso "o amor e o enorme respeito por todos os artistas" com quem trabalhou no filme.


Os espectadores da ante-estreia, entre eles personalidades da vida cultural e social portuguesa, aplaudiram com entusiasmo o filme, que foi apresentado no cinema São Jorge, em pleno centro da capital do fado.


Saura afirmou que não tem preferência por nenhum dos três filmes de sua trilogia musical, integrada também por "Tango" e "Flamenco", e garantiu que se divertiu realizando os três.
O cineasta ficou surpreso pela forma como "Fados" foi acolhido em Toronto e San Sebastián e confessou o seu gosto pelo cinema musical o mantém interessado nessa temática.


No filme aparecem as grandes figuras portuguesas do género, desde Mariza, Amalia Rodrigues a Camané ou Carlos de Carmo, e artistas como os brasileiros Caetano Veloso e Chico Buarque e a mexicana Lila Downs, em um desfile de perspectivas sobre o gênero, em que não faltam fusões com música africana, rap e flamenco.


Para Mariza, o filme, sem diálogos nem interpretação, é como um álbum sobre o fado, que não tem outro argumento senão a própria música, e cujas páginas Saura trilha ao som da guitarra portuguesa e do profundo sentimento vocal dos fadistas.
O filme, em que Saura destacou o "s" final do título porque mostra vários fados, estreia hoje em Portugal, onde é esperado com muito interesse pela crítica cinematográfica.
O Hardmusica.com esteve presente e aconselha, vivamente, o visionamento de "Fados".

Sem comentários: