terça-feira, 9 de outubro de 2007

Circo em Braga



“LUCENT DOSSIER

VAUDEVILLE CIRQUE”


A completar a programação seleccionada para a primeira edição de “Burla - Festival do Burlesco”, a 13 de Outubro (21h30), o circo chega mesmo à cidade, com a estreia em Portugal do místico e enigmático “Lucent Dossier Vaudeville Cirque”.

Com uma trupe composta por palhaços, contorcionistas, trapezistas, engolidores de espadas, “performers” de fogo, bailarinas de dança-do-ventre e de estilo burlesco, anões, a clássica mulher com barba, mágicos, malabaristas, “disc-jockeys”, percussionistas ao vivo e banda, entre muitos outros artistas mais ou menos inesperados, o Lucent Dossier Vaudeville Cirque assume-se como um colectivo baseado na magia e na inspiração, que adoptou a criatividade como essência e que tem por objectivo tornar tudo possível.
No âmbito do projecto “Cuddle the World”, a par da performance apresentada no Theatro Circo, o “Lucent Dossier Vaudeville Cirque” vai, também em Braga, pôr em acção a sua vertente de solidariedade, através da apresentação de um espectáculo numa instituição de apoio social da cidade.
Nascido apenas da boa-vontade do colectivo circense, “Cuddle the World” é, segundo os próprios, um projecto através do qual inspiram e interagem com alguns grupos socialmente desfavorecidos de todo o mundo e que começou com uma actuação para as crianças da Casa de Sion, um orfanato da Guatemala.
Formado em 2004 a partir das profundezas da cena artística e musical “underground” de Los Angeles, oLucent Dossier” foi concebido num espírito de criação colaborativa, encarnando um novo estilo de “glamour vaudeville”, envolvido na sua própria mistura de artistas circenses. Em palco, as coreografias interactivas únicas, o guarda-roupa, a música original, os rostos místicos e o trabalho artístico corporal conjugam-se nos artistas empenhados em alcançar o objectivo que os uniu – criar espectáculos de luz humana.

Neste contexto, Roger Fojas, elemento do colectivo circense, reafirma que o objectivo deste projecto consiste em «trazer luz aos espectadores e talvez permitir que esses mesmos espectadores levem o mesmo tipo de luz ao resto do mundo».
Jogando com uma atmosfera carnavalesca distorcida, a partir da qual criam um mundo exclusivo, envolvido numa «deliciosa loucura», os performers do “Lucent Dossier Vaudeville Cirque” definem o seu projecto como «uma explosão de energia e tensão sexual», que se traduz «numa vibrante e visualmente cativante performance» e numa batalha constante para estabelecer uma sólida interacção com o público.
Embora ainda recente, do percurso artístico do “Lucent Dossier Vaudeville Cirque” já fazem parte digressões pela maioria dos Estados norte-americanos e por zonas do globo tão díspares como Irlanda, Japão, Guatemala ou Itália, país onde, em Março de 2007, foram capa da revista Vogue.
De entre as várias colaborações com nomes de destaque no cenário musical norte-americano – 30 Seconds to Mars, Healer, Flaming Lips, Davendra Banhart, entre muitos outros – destaca-se a interpretação do grupo no vídeo do tema “I Write Sins Not Tragedies”, da banda Panic! At the Disco, distinguido com o galardão de “Video of the Year”, nos MTV Video Music Awards de 2006.

Os ingressos, a 10€, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Mais informação:
Luciana Queirós da Silva (imprensa@theatrocirco.com ou 913 093 094) ou em http://www.lucentdossier.com/, http://www.theatrocirco.com/, reservas@theatrocirco.com e no “call center” 253 203 800.

Sem comentários: