quinta-feira, 27 de setembro de 2007

OsGregos. Tesouros do Museu Benaki de Atenas na Gulbenkian

Os Gregos
Tesouros do Museu Benaki, Atenas


Foi hoje inaugurada ,no Museu Calouste Gulbenkian, a exposição: Os Gregos. Tesouros do Museu Benaki, Atenas.

Constituída por 157 objectos cedidos pelo Museu Benaki de Atenas englobando obras de escultura, ourivesaria, cerâmica,pintura, têxteis, metais e arte do livro, esta exposição pretende apresentar um panorama representativo da arte produzida em territórios gregos ao longo de 8000 anos, desde o período Neolítico ( 6ºmilénio A.C.) até à independência do país em 1830.

E perante os nossos olhos perpassa a História do povo Grego contada por brincos iguais à nossa filigrana, vasos de oferenda às divindades onde a qualidade das folhas neles desenhadas dizia do grau de riqueza do ofertante, tapeçarias que contam a história da opressão otomana, ícones que relembram que durante o domínio turco quem realmente tinha o poder era o chefe da igreja ortodoxa.
É a história da civilização ocidental que se pode agora visitar no Museu da Gulbenkian. Porque quando se fala da Civilização Grega fala-se das origens da Civilização Ocidental. Segundo o Dr.João Castel-Branco Pereira, director do Museu Calouste Gulbenkian " a matriz da identidade é feita de memórias" e são essas memórias que ali nos lembram a nossa identidade.

A exposição está patente na Sala de Exposições Temporárias do Museu Calouste Gulbenkian.

Sem comentários: