terça-feira, 7 de agosto de 2007

CITEMOR em despedida

A 29ª edição do CITEMOR – FESTIVAL DE MONTEMOR-O-VELHO aproxima-se a passos largos do seu final, já no próximo sábado.
8 de Agosto - 22:30 - Castelo
UM FILME INDECENTE
, de John Waters
COMUNIDADES - Ciclo de Cinema ao Ar Livre
O ciclo programado pelo coreógrafo Francisco Camacho sob o tema "comunidades" encerra com a projecção da comédia de John Waters "Um Filme Indecente".
9 de Agosto - 22:30 - Teatro Esther de Carvalho
A MORTE DO ARTISTA
co-produção
Há cerca de um ano, um artista decidiu realizar aquele que sabia ser o seu último projecto artístico. Em colaboração com o festival Citemor, organizou uma residência artística com outros artistas de diversas áreas para criar uma obra. Esta residência foi envolta em alguma polémica, tanto pelo estado delicado do artista que dirigiu este projecto como pelo facto de o mesmo ter decidido manter o anonimato, assinando apenas como A. A última obra de A não chegou a ser criada. No entanto, a residência artística aconteceu durante várias semanas. O filme que agora será mostrado pela primeira vez é uma selecção de dezenas de horas de registos em vídeo, feitos pelo próprio A, durante essas semanas.
10 e 11 de Agosto - 22:30 - Celeiro Agrícola
EL TEMBLOR DE LA CARNE
, de Carlos Marquerie
Compañía Lucas Cranach
co-produção, residência de criação, estreia
"El temblor de la carne" é a segunda prestação cénica de "El cuerpo de los amantes", projecto iniciado em finais de 2004 e que até à data inclui a obra "Que me abreve de besos tu boca" (estreia no Citemor em Julho de 2005, em co-produção com a Sala Nasa de Santiago de Compostela), uma série de desenhos e a instalação "El lecho de los amantes".
"El cuerpo de los amantes" é um lugar para a reflexão sobre o amor e a morte, sobre o que neste binómio é indecifrável para a razão e fica nas mãos da poesia. "El temblor de la carne", uma espécie de continuação ou prolongamento de "Que me abreve de besos tu boca", é ao mesmo tempo o seu antónimo: da palavra que surgia do silêncio ao silêncio que nasce quando a palavra morre. Do arroz que convertia o espaço num leito de fertilidade à natureza morta, repleta dos vestígios de uma vida. Como vanitas composto a partir do efémero da existência, onde a palavra brota, outorgando vida à decomposição e acolhendo a busca obsessiva do instante.
"No hay experiencia espiritual sin la complicidad de lo corpóreo" ("Teresa de Ávila ou A aventura corpórea do espírito", em La piedra y el centro, de José Ángel Valente). Objecto de reflexão e verbo da obra, continua a meditação em voz alta sobre o corpo, o oculto por detrás da pele, o dilema entre a sua dimensão espiritual e a dimensão puramente física, e tudo aquilo que dificilmente podemos entender dele, e que se prolonga, progressiva e inevitavelmente, até à morte, sendo ao mesmo tempo albergue do prazer. "El temblor de la carne" com o passar do tempo, a Natureza e a transformação que a paisagem sofre no renascer da Primavera, o seu paralelismo com o Homem e o amor como motor de esperança.
11 de Agosto - 24:00 - Castelo
SPACEBOYS + Kalaf + Flak + Rodrigo Amado
Com vontade de explorar mais a fundo e de uma forma mais livre e abstracta o groove e as suas múltiplas facetas, em 1998, os três elementos nucleares dos Cool Hipnoise - Francisco Rebelo, João Gomes e Tiago Santos fundaram os Spaceboys.
Do seu laboratório espacial em Lisboa, concebem a poderosa liga funk com a qual constroem as suas fantásticas diversões voadoras. A sua missão é transmitir uma mensagem de pura vibração cósmica e celebração intergaláctica que possa facilmente ser compreendida por todas as mentes e musicheads do universo. A partir dos ensinamentos de Sun Ra, Lonnie Liston Smith, Fela, Van McCoy, Ed Wood ou Lee Perry, os Spaceboys recorrem aos ritmos mais irresistíveis do planeta e à universal sabedoria do groove em busca dos limites exteriores da super consciência cósmica - o Funk!
Para esta missão Citemor 29 os Spaceboys convidaram a integrar a sua tripulação Kalaf, Flak e Rodrigo Amado.
INSTALAÇÃO DE ANGÉLICA LIDDELL
A instalação video "Temor y Temblor" de Angélica Liddell , inspirada no texto com o mesmo nome de Kierkeegard e utilizando a técnica de narração com a "imagem fixa" de Cris Marker, ficará disponível até ao dia 11 de Agosto, entre as 16:00 e as 20:00, no edifício que acolhe o secretariado do festival na Rua Dr. José Galvão em Montemor-o-Velho.


informações e reservas www.citemor.com

Sem comentários: