quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Fado, Flamenco e Napolitanas no Festival dos Oceanos



Yolanda Soares aproxima o fado

do flamenco e napolitanas


Yolanda Soares apresenta o projecto “Fado com Flamenco e Napolitanas”, no dia 14 de Agosto, no âmbito do Festival dos Oceanos.

Acompanhada por três músicos portugueses e espanhóis, pelo tenor Tiago Sepúlveda, pelo orquestrador Abel Chaves e por um grupo de bailado flamenco, a cantora actua às 21h45, no Largo de Santos.
A guitarra portuguesa, a viola e o baixo fundem os seus sons com a flauta, a guitarra flamenca e o cajon (uma caixa de madeira usada como percussão) num encontro musical entre Portugal e Espanha.

A viagem de sons e estilos distintos termina em Itália, com as famosas canções napolitanas acompanhadas de piano.
Este é o contexto de um espectáculo único, produzido e interpretado por Yolanda Soares, que canta fado, música popular portuguesa, flamenco, e, a finalizar, napolitanas em estilo lírico.
O tenor Tiago Sepúlveda junta-se a Yolanda Soares para interpretarem, em estilo lírico, "Carvoeiras", "Granada" e um tema da emblemática canção de Coimbra.

O repertório italiano começa com a conhecida "La Tarantela", ao estilo de Amália Rodrigues e segue com algumas famosas canções napolitanas.
O espectáculo é acompanhado por bailarinos espanhóis do estilo sevilhano e flamenco, que dançam enquanto Yolanda canta um tema de flamenco, com os músicos espanhóis a acompanharem uma dança de sapateado flamenco.
Na dança de influência cigana e mourisca da Andaluzia (Espanha), bailarinos portugueses acompanham Yolanda Soares nos temas de música popular.


O espectáculo une culturas musicais, com o fado como grande anfitrião de diferentes formas de sentir e de estar, que têm em comum o facto de serem latinas.

A voz versátil de Yolanda Soares desdobra-se em timbres totalmente diferentes nos vários géneros musicais interpretados.
Este é o último concerto do Festival dos Oceanos, em que actuam o grupo de influências lusófonas Ethnos – Raízes do Atlântico e do grande espectáculo, com o britânico Craig David e o brasileiro Zeca Baleiro.

O programa do festival engloba ainda eventos culturais, científicos, desportivos e de entretenimento, que ao longo de duas semanas enche a zona ribeirinha de Lisboa de animação.


O Festival dos Oceanos é uma iniciativa do Turismo de Lisboa, realizada com o apoio do Casino de Lisboa, da CML e da Parque Expo, que este ano celebra o décimo aniversário da EXPO’98, e que se integra a celebração do Ano Internacional do Planeta Terra, pela UNESCO.

Sem comentários: