segunda-feira, 23 de junho de 2008

João Garcia parte è conquista de mais uma montanha!



JOÃO GARCIA PARTE À CONQUISTA DO
BROAD PEAK 2 SEMANAS DEPOIS DO ÊXITO
DO MAKALU


João Garcia parte amanhã,terça-feira, para o monte Broad Peak, duas semanas depois de ter alcançado o cume do Monte Makalu.

O alpinista João Garcia altera o plano inicial do calendário da escalada de montanhas, no âmbito do projecto “À conquista dos picos do Mundo” que conta com o apoio do Millennium bcp, e parte amanhã, terça-feira, dia 24 de Junho,para uma expedição ao Monte Broad Peak, duas semanas depois de ter regressado do Makalu.
Esta alteração no calendário consiste em trocar a época de escalada no Outono na Cordilheira dos Himalaias pelo verão na Cordilheira do Karakorum. Com esta alteração João Garcia pretende evitar os efeitos, cada vez mais prolongados, da pós Monção, que tem vindo a dificultar as ascensões na época do Outono.


O Broad Peak, originalmente K3, com 8.047 metros de altitude, é a décima segunda montanha mais alta do mundo. O Broad Peak faz parte dos montes de Gasherbrum, situado na região de Karakoram, nos Himalaias, e está localizadoaproximadamente a 8 km do monte K2. O Broad Peak é localmente conhecido como Faichan Kangri.
Com regresso previsto na 1ª quinzena de Agosto, esta será a próxima montanha que irá ser escalada, do conjunto de expedições “À conquista dos picos doMundo”, que João Garcia se propôs conquistar por forma a atingir o topo das 14 montanhas com mais de 8 mil metros de altitude, sem recorrer a oxigénio artificial.

As montanhas com mais de 8 mil metros de altitude que faltam escalar são:

1. Broad Peak, Paquistão/China: 8.047m – Verão 2008
2. Manaslu, Nepal: 8.163m – Primavera 2009
3. Nanga Parbat, Paquistão: 8.125m - Verão 2009
4. Annapurna, Nepal: 8.091m – Primavera 2010

Sem comentários: