quinta-feira, 12 de junho de 2008

450º Aniversário do Convento dos Capuchos: Encontros de Jazz


O Convento dos Capuchos, na Caparica, a comemorar 50 anos, é o cenário dos Encontros de Jazz que se iniciam quinta-feira com o pianista Júlio Resende e o contrabaixista John Hebert.

Trata-se de uma iniciativa da Câmara de Almada que quer "voltar a colocar o Convento nas rotas do espectáculo", disse à Lusa Luís Pargana, chefe da divisão dos equipamentos culturais da autarquia.

Quinta-feira, o pianista Júlio Resende actua com o contrabaixista John Hebert, sem a sua formação habitual, apenas acompanhado dos seus dois companheiros do projecto "Da Alma", Zé Pedro Coelho e João Lobo, seguindo-se sexta-feira o Ravish's Trio Tarana.

"São três dias com uma programação especial, pensada como uma primeira aproximação do jazz àquele espaço, e feita em parceria com o Jazz ao Centro Clube", disse à Lusa Luís Pargana.

O responsável salientou que esta parceria "torna viável economicamente a realização dos encontros através de uma maior rentabilização dos músicos estrangeiros convidados que actuarão na Caparica e no Festival Internacional de Coimbra.

"Este trio composto por um alaúde, um violino e uma bateria faz a fusão do jazz com música do Médio Oriente e de África", explicou Pargana.

Os franceses do Hélène Labarrière Quartet encerram os Encontros com a apresentação do seu mais recente CD, "Les temps changent".

"Um grupo que surge no esteio da melhor tradição jazzística europeia", qualificou o mesmo responsável.

Paralelamente, realiza-se, também no Convento, uma Feira do Disco Jazz, organizada pela Clean Feed e uma exposição de fotografia de Hélio Rodrigues.

A exposição de fotografia é uma retrospectiva do Portugal Jazz - Festival Itinerante de Jazz, de 2007.

Segundo Pargana, "estes encontros são para continuar, aliás, como a animação cultural do evento".

"As comemorações do 450º aniversário servirão como ensaio de uma actividade mais regular que afirme o Convento como equipamento cultural de referência, não só no concelho como em termos nacionais, disse Luís Pargana.

Depois do jazz será a vez da música erudita, em Julho, com a soprano Ana Paula Russo e o guitarrista Carlos Frederico Gutkin.

Este conjunto de recitais sob a direcção artística do maestro Kodo Yamagishi realiza-se paralelamente a um ciclo de colóquios.

O Convento dos Capuchos, pertencente à Ordem dos Franciscanos, foi mandado erigir por Lourenço Pires de Távora em 1558.

Com a perseguição da família Távora pelo Marquês de Pombal, em 1759 o Convento perde a sua protecção, até que em 1834 passa para mãos particulares e em 1950 é adquirido pela Câmara de Almada.

Sem comentários: