segunda-feira, 21 de abril de 2008

Programação FNAC Forum Coimbra


Programação FNAC Forum Coimbra até ao fim de Abril


Aos Olhos de Deus
de José Manuel Saraiva
23 de Abril às 21H30

Aos Olhos de Deus retrata a magnífica embaixada de D. Manuel I ao Papa Leão X, revela os pecados que o Império não conseguiu esconder e relata uma história de amor que venceu a fé dos homens. A época de ouro da história esconde segredos e pecados inconfessáveis das grandes figuras que comandam os destinos do mundo. Entre a fé e a cegueira do poder, a aparência e a essência da condição humana, o sentido de missão e a vaidade só o amor poderá ser redentor. José Manuel Saraiva é jornalista e autor dos romances As Lágrimas de Aquiles e Rosa Brava.

Novembro
À Deriva
24 de Abril às 22H00

Segundo os próprios elementos do grupo, Novembro retrata a idiossincrasia portuguesa alternando sentimentos simultaneamente ternos e violentos. Em À Deriva, a voz dilacerante entranha-se num português comprometido a um universo pessoal, a ternura das linhas da guitarra portuguesa e dos ambientes e ruídos planantes conjuga-se com a violência catártica das guitarras em distorção e de uma seccção ritmíca minimal. Este novo projecto de Lisboa apresenta um som e uma estética que se percebe como parte do nosso cancioneiro moderno.

Bando do Rei Pescador
Planeta Agreste
25 de Abril às 17H00
Planeta Agreste é o nome do novo trabalho do Bando do Rei Pescador e inclui poemas de Fernando Pessoa, António Aleixo, Jorge Sousa Braga, Froufe Andrade e Esmeralda Taveira
. Os treze temas do álbum foram produzidos e musicados por Orlando Mesquita e contaram com vários músicos convidados que, ao longo de 30 anos, contribuíram para a banda: Vítor Rua, Fernando Nascimento, Rui (Cenoura) Ferraz, Manuel Guimarães, Hélder Renato, Paulo Coelho, Quico Serrano e Carlos Polónia.

Documento Boxe
de Miguel Clara Vasconcelos
26 de Abril às 17H00

Documento Boxe é a primeira obra documental do realizador e encenador Miguel Clara Vasconcelos. Nela deparamo-nos com cinco situações que influenciam directamente a carreira do pugilista Jorge Pina. Conhecemos um pugilista amador, o presidente da Associação de Boxe, o treinador, o manager e o próprio Jorge Pina. A preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, o treino, os ginásios e todos os elementos que rodeiam um combate pouco honesto. A sessão conta com a presença do realizador.

Deolinda
Canção ao Lado
26 de Abril às 22H00

Deolinda é um projecto lisboeta formado em 2006 por quatro jovens músicos com experiências musicais diversas. Através do cruzamento de diferentes linguagens, procura recriar uma sonoridade de cariz popular que sirva de base às suas composições originais. Canção ao Lado conta pequenas histórias de personagens típicas portuguesas e cenários típicos do fado, num Portugal moderno e cosmopolita. Ana Bacalhau (voz), José Pedro Leitão (contrabaixo), Luís José Martins (guitarra clássica) e Pedro da Silva Martins (guitarra clássica) encarnam a Deolinda.
Coimbra
Coimbra
27 de Abril às 17H00
Impregnados do espírito que a cidade lhes imprimiu, os músicos deste projecto fazem ressurgir no panorama musical português a canção de Coimbra. Para além da guitarra portuguesa, da guitarra clássica e da voz melancólica, novos elementos contribuem para a renovação da tradição. O contrabaixo, o saxofone e a percussão trazem o ritmo e conjugam-se com novos poemas, novas melodias, novas histórias, que falam da vida real. João Farinha, Ricardo Dias e Pedro Lopes pretendem visitar as origens e interpretá-las hoje, percorrendo a ponte para o futuro e para o mundo.

Jacinta
Convexo
28 de Abril às 22H00
Considerada a melhor jovem artista de jazz do continente europeu em 2007, Jacinta é dona de uma voz quente que transmite emoção e garra no timbre, sendo completada com um swing sólido e natural. Primeira artista portuguesa a ser editada na Blue Note Records, já actuou com Jane Monheit, Peter Eldridge, Greg Osby, entre outros. Em Convexo [a música de Zeca Afonso], assume a música portuguesa de cariz popular como base e transforma-a através de uma abordagem jazzística. As novas harmonias conferem frescura e modernidade a temas como Que Amor Não Me Engana ou A Formiga No Carreiro.

Olga Roriz: Situações Goldberg / In-Fracções
de Rui Simões
29 de Abril às 15H00

Situações Goldberg é um solo de Olga Roriz que apresenta uma situação limite.Transportada pela música de Bach, a bailarina insurge-se contra tudo e contra todos, incluindo ela própria, mesmo que seja o seu corpo que ela queira glorificar. In-fracções nasce da sucessão e acumulação de improvisações sobre um corpo com memórias dispersas.

Júlio Pereira
Geografias
29 de Abril às 22H30

Geografias marca o regresso de Júlio Pereira, autor de trabalhos marcantes no panorama da música instrumental portuguesa, como Cavaquinho, Braguesa e O Meu Bandolim. Em mais de 30 anos de carreira, assinou quinze discos de autor e actuou com Pete Seeger, The Chieftains, Kepa Junkera, entre muitos outros artistas nacionais e internacionais. Acompanhado por Miguel Veras (viola) e Bernardo Couto (guitarra portuguesa), bem como pelas vozes convidadas de Sara Tavares e Marisa Pinto (Donna Maria), Júlio Pereira percorre sonoridades de mundos com muitas latitudes e padrões acústicos.

Olga Roriz: Os Olhos de Gulay Cabbar / Jardim de Inverno
de Rui Simões
30 de Abril às 15H00

Os Olhos de Gulay Cabbar é um projecto baseado num facto real ocorrido na Turquia, onde uma catástrofe natural causa uma série de trágicos acidentes, minuciosamente descrito e documentado numa revista encontrada no banco de trás de um táxi. Jardim de Inverno é um solo de Olga Roriz datado de 2004 centrado numa personagem feminina. Ela espera. Avança e logo pára. Ela não pára nunca. Ela embate contra os muros metálicos do jardim.

Dead Combo
Lusitânia Playboys
30 de Abril às 22H30

Howe Gelb, Kid Congo Powers, Carlos Bica, Marco Franco, Ana Quintans, Alexandre Frazão, Zé Vilão, João Marques e Nuno Rafael são os ilustres convidados que se juntam a Pedro Gonçalves e Tó Trips no novo álbum dos Dead Combo. Lusitânia Playboys revela territórios ainda desconhecidos do viajante habitual. Temas como Desert Diamonds/Enraptured With Lust remetem para uma Nova Iorque dos anos 70, Cuba 1970 passa pela ilha nos anos quentes da revolução, ao passo que Canção do Trabalho D.C. conduz à ruralidade interior de um Portugal desconhecido.
Informações
Departamento de comunicação
Fnac Forum Coimbra
Loja 1.03
Horário da Loja: 10h-24h
E-mail: fnac.coimbra@fnac.pt

Sem comentários: