quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Asas Sobre a América – Wings Over America

De Fevereiro a Julho, a Fundação Luso-Americana (FLAD) organiza o ciclo Asas Sobre a América – Wings Over America como estímulo à divulgação e reflexão sobre os intercâmbios literários entre Portugal e os Estados Unidos da América, no passado e no presente.

A coordenação do ciclo Asas Sobre a América está a cargo da jornalista e escritora Filipa Melo. As sessões têm entrada livre e iniciam-se na próxima quinta-feira às 18h30, no auditório da FLAD, com a palestra Imagens da América, proferida pelo filósofo e ensaísta Eduardo Lourenço. No mesmo dia, os críticos de cinema, João Lopes, Francisco Ferreira e Vasco Câmara, debatem O regresso dos cowboys.

A partir de 28 de Fevereiro, sete autores portugueses dissertam sobre o seu autor e obra literária norte-americanos de eleição. Três ensaístas abordam os EUA através do cinema, da relação de Fernando Pessoa com Walt Whitman ou das correntes literárias modernistas e pós modernistas. Dez críticos, editores e académicos discutem a relação do cinema norte-americano com a literatura, a edição e o ensino da literatura norte-americana em Portugal.

Gonçalo M. Tavares falará sobre Philip Roth; Manuel António Pina sobre Ezra Pound; Inês Pedrosa sobre Carson McCullers; Lídia Jorge sobre William Faulkner; Pedro Mexia sobre Flannery O’Connor; Ana Luísa Amaral sobre Emily Dickinson e Rui Zink sobre Saul Bellow.
A influência da poesia de Walt Whitman na obra de Fernando Pessoa será abordada pelo tradutor, investigador e ensaísta Richard Zenith, no dia 24 de Abril. A cada palestra segue-se um debate com a assistência.

Em três debates paralelos, dez críticos, académicos e editores discutirão o cinema norte-americano e o que se ensina e edita da literatura norte-americana em Portugal, respectivamente a 21 de Fevereiro, 29 de Maio e 19 de Junho. As sessões são complementadas com projecções e poesia.

Em parceria com várias Universidades situadas fora de Lisboa, a FLAD patrocina a deslocação de estudantes de Estudos Anglo-Americanos e Ciências da Comunicação para assistirem às sessões do ciclo Asas Sobre a América. Será atribuído um prémio, em livros, ao melhor relato por sessão elaborado por um estudante. Este prémio será definido por um júri composto por docentes de cada universidade convidada.

Sem comentários: