quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Obesidade em Reportagem na RTP


Vidas XXL” é um trabalho da jornalista Paula Rebelo, com imagem de Pedro Bryton Nunes e edição de José Vilas Boas.

Neste Programa - Os custos da Obesidade em Portugal ultrapassam anualmente os 550 milhões de euros por ano e em Inglaterra, país que connosco partilha o pódio dos mais gordos, mais de 1,5 mil milhões sendo igualmente responsável por 13% das mortes.

Nas escolas inglesas podemos encontrar crianças que nunca viram uma maça ou uma laranja, nas portuguesas alunos que bebem refrigerantes em vez de leite, croissants e chocolates em vez de um almoço equilibrado nas cantinas. Esta realidade não explica totalmente porque seis em cada dez crianças europeias têm excesso de peso mas é um flagrante indício de que se está a perder a luta contra a Obesidade.

O problema dos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento mata mais que o SIDA ou a Subnutrição. Nos Estados Unidos, a Obesidade afecta já 119 milhões de habitantes e os números continuam a "engordar". No Velho Continente, a União Europeia pensa programas de urgência para atacar a doença que está a pôr à prova os serviços de saúde.

O Em Reportagem mostra o quadro da doença em Portugal e estratégias que também o Reino Unido adoptou para tentar travar a patologia a que Organização Mundial de Saúde chama Epidemia do Século XXI.

“Vidas XXL” é um trabalho da jornalista Paula Rebelo, com imagem de Pedro Bryton Nunes e edição de José Vilas Boas, hoje pelas 21h.

Sem comentários: