quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

BALANESCU QUARTET

“Balanescu Quartet” é a singular formação, liderada pelo violinista e compositor romeno Alexander Balanescu, que o Theatro Circo recebe em concerto a 8 de Fevereiro às 22h00, num regresso que assinala o fim de dez anos de ausência dos palcos nacionais.

Há 20 anos a extravasar todas as fronteiras da música clássica e erudita, o quarteto de cordas, composto por Claire Connors (violino), Bill Hawkes (viola), Nick Price (violoncelo) e pelo próprio Balanescu (violino), distingue-se pelos trabalhos e pelas actuações ao vivo, que levam ao limite as possibilidades de conjugação dos instrumentos de corda e que resulta em sonoridades modernas em fusão com ritmos de música popular romena.

Reconhecido desde a sua formação, em 1987, como «um dos mais importantes grupos de música contemporânea», “Balanescu Quartet” encontra no virtuosismo do violino do seu fundador a chave para territórios musicais desconhecidos, caracterizados por uma fluidez e intercomunicação de estilos sonoros.

Com um percurso que se tem vindo a destacar mais pelas inúmeras colaborações do que pela quantidade de trabalhos editados, o quarteto de cordas, que desenvolveu uma escrita e interpretação que o diferencia de qualquer outro, deixou a sua marca em projectos desenvolvidos com Michael Nyman, Gavin Bryars, “Lounge Lizards”, John Lurie, Jack de Johnette, Ornette Coleman, David Byrne, “The Pet Shop Boys”, “Spiritualized”, Kate Bush e “Kraftwerk”.

Nas centenas de espaços por onde já passaram e de que se destacam o “London South Bank Centre”, a “New York Knitting Factory” ou a “Wembley Arena”, onde abriram o concerto dos “The Pet Shop Boys” para mais de dez mil pessoas, “Balanescu Quartet” distingue-se pelos espectáculos enérgicos e dinâmicos, sempre adaptados ao ambiente e contexto em que se apresentam.

Editado em 2005, “Maria T.”, álbum mais recente do quarteto, restabelece a ligação com as raízes romenas de Balanescu, evocando o espírito de uma das suas primeiras influências musicais, a “glamourosa” cantora e actriz Maria Tanase. Após o lançamento de “Maria T.”, o quarteto deu início a uma digressão que incluiu a colaboração do artista de video Klaus Obarmaier.

A par da composição de todo o material original do quarteto, Alexander Balanescu, que iniciou a sua formação musical com apenas sete anos, na “Special School of Music”, em Bucareste, dedica-se ainda a compor para nomes como Meryl Tankard, Virgilio Sieni, Jochen Urlich, para filmes e televisão – “Angels & Insects”, de Phil Haas, “Il Partigiano Johnny”, de Guido Chiesa, entre outros –, animações de Phil Mulloy e para teatro – “Life’s a Dream”, do “Chicago Court Theatre” e “Supermarket”, do “Theatre de la Place”.

Os ingressos, a 15 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Sem comentários: