sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Stephen Frears no Estoril Film Festival 08


STEPHEN FREARS NO ESTORIL EM ENCONTROS

COM O PÚBLICO E ACTORES PORTUGUESES


Stephen Frears vem ao Estoril Film Festival 2008 (EFF’08) no primeiro fim-de-semana do festival – 14-16 Novembro - para encontros com o público e actores portugueses bem como para a apresentação de Saigon: The year of the Cat e Bloody Kids.

Um dos mais emblemáticos realizadores britânicos da chamada “Nova geração”, marca presença no EFF’08, onde irá apresentar dois dos muitos filmes que fez para a televisão no início da sua carreira.
Sábado, dia 15 de Novembro, pelas 17 horas no Centro de Congressos do Estoril passa Saigon: The Year Of The Cat, um drama sobre a queda de Saigon que o realizador fez para a BBC em 1983 e que conta com a participação de Judi Dench e Fredéric Forrest.
No dia seguinte, Domingo, 16, pelas 17:30 ainda no Centro de Congressos, passa Bloody Kids, pouco conhecido pelo público, foi, também, realizado para a BBC em 1979.
É considerado um dos melhores exemplos do chamado realismo britânico e retrata a juventude urbana do final dos anos 70, numa história sobre a alienação de dois adolescentes ingleses.
O realizador de The Queen vai dar, ainda, Sábado, dia 15, pelas 15:00, no Teatro Mirita Casimiro, um encontro com actores portugueses – uma iniciativa em colaboração com Patrícia Vasconcelos.

No mesmo dia, pelas 18:30, no Centro de Congressos do Estoril irá coordenar uma conversa com o público, aberta a quem quiser intervir, onde irá falar da sua obra, da sua vida e dos seus filmes num ambiente informal onde se espera a interacção com a plateia.


Stephen Frears é um dos mais emblemáticos realizadores contemporâneos, afirmou-se internacionalmente em 1989 com Dangerous Liaisons, vencedor de 3 Óscares, incluindo o de melhor filme do ano.
No ano seguinte, com The Griftres, leva para casa o Óscar de melhor realizador. De entre as suas obras mais recentes destacam-se: Hight Fidelity (2000), produzido e protagonizado por John Cusack.
Liam (2000) e Dirty Pretty Things (2003), candidatos ao Leão de Ouro em Veneza.
Com The Queen, a sua mais recente obra para o cinema, voltou aos Óscares, tendo recebido nomeações nas categorias de melhor realizador e melhor filme do ano.
Em pós-produção, Frears acaba de rodar ‘Cheri’ com Michelle Pfeiffer, um drama romântico passado em Paris, em 1920.

Sem comentários: