quinta-feira, 6 de novembro de 2008



Quimera Editores lança “O Grande Livro dos Chefs”
Bento dos Santos apresenta obra coordenada por Fátima Moura


"O Grande Livro dos Chefs" é apresentado por Bento dos Santos, autor e apresentador do programa "O Sentido do Gosto" (RTP) no dia 6 de Novembro, pelas 18.30 horas no El Corte Inglés de Lisboa.
A obra reúne alguns dos mais conceituados Chefs, que actualmente trabalham em Portugal. É um álbum ilustrado com cerca de 200 páginas, coordenado por Fátima Moura, fotografia de Nuno Correia e prefácio de Bento dos Santos.
Cada um dos capítulos deste livro é dedicado a um Chef e inclui uma curta entrevista, dados biográficos, o desenvolvimento de um tema de culinária e ainda um conjunto de receitas, acompanhadas de sugestivas fotografias.
Entre os grandes nomes que participam neste livro contam-se Aimé Barroyer (Pestana Palace), Albano Lourenço (Quinta das Lágrimas, Coimbra), Bertílio Gomes (VírGula), Fausto Airoldi (Casino de Lisboa), Henrique Mouro (Clube, Vila Franca de Xira), Henrique Sá Pessoa (Sheraton de Lisboa), Joachim Koerper (Eleven), João Antunes (Vin Rouge), José Avillez (Tavares), Luís Suspiro (Ordem dos Médicos; Condestável), Marco Gomes (Foz Velha, Porto), Pedro Amaral Nunes (São Gião, Moreira de Cónegos; Quarenta e 4, Matosinhos), Siegfried Danler-Heinemann (Amadeus, Almancil) e Vítor Sobral (Terreiro do Paço).
Pelas sua especificidade, este álbum da Quimera surge como marco entre os livros de culinária até hoje editados no nosso país.

Fátima Moura
Fátima Moura
é licenciada em Filosofia (1977) pela Faculdade de Letras de Lisboa.

Em 1994 concluiu o Curso Profissional de Aperfeiçoamento de Cozinha (Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril).

Nos últimos anos, o seu trabalho profissional tem incidido na edição de livros de gastronomia e culinária.
Fez vários cursos de formação avançada, designadamente o Curso de Alimentação, Nutrição e Gastronomia da Cátedra Ferran Adriá de Cultura Gastronómica y Ciências de la Alimentación (Universidade Camilo José Cela, Madrid); e o Curso de Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto (Universidade Católica Portuguesa).
Publicou diversos artigos sobre alimentação no jornal Independente e é autora do livro Receitas Saudáveis de Cozinha Portuguesa (Selecções do Reader’s Digest, 2005).
Como editora e tradutora, tem colaborado com as Selecções em vários livros de culinária: Cozinha deliciosa e saudável; Sobremesas perigosas; Cozinha quase vegetariana; Os remédios da natureza; Alimentação, a melhor defesa para a saúde; Utilizações extraordinárias para coisas do dia-a-dia; Um prato, uma refeição; Comida para Crianças; Alimentos Milagrosos; Sumos milagrosos; etc.
Apresentou, juntamente com Martim Cabral, um programa para a SIC sobre restaurantes de luxo portugueses.


Quimera Editores
Com 21 anos de existência a Quimera dedica-se essencialmente à publicação de álbuns, com destaque para as obras sobre Lisboa e para os livros de Marina Tavares Dias, uma das melhores olisipógrafas dos nossos dias.

Esta autora estreou-se na Quimera com Lisboa Desaparecida, álbum que no ano passado viu publicado o seu 9.º volume, uma obra comemorativa do 20º aniversário da editora.
A Quimera edita livros de pequeno formato – como a célebre colecção “Descobrir” (Gallimard) – e grandes álbuns, que constituem a sua principal imagem de marca.
A editora tem actualizado o seu portfolio com novas colecções e álbuns concebidos também a pensar em leitores estrangeiros (Lisboa Iluminada, Porto Iluminado, Portugal Iluminado e a nova série “Panoramas”), publicando ainda ensaios, livros sobre arquitectura, obras de carácter biográfico e uma série de livros de introdução ou divulgação em diversas áreas temáticas, abordadas de diferentes perspectivas.
Até ao Natal de 2008, a Quimera vai editar um conjunto de livros destinados a diferentes tipos de público, dilatando colecções já conhecidas e publicando também obras com formato e conceito inovadores no contexto nacional.

Sem comentários: