quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Novidades na II Edição de Ópera em Portimão



Conferência e novos compositores animam Auditório Municipal

Uma das grandes novidades da segunda edição das Noites de Ópera é a conferência “Crónica de uma cerimónia perdida”, a cargo de Joel Costa e agendada para 19 de Outubro na Biblioteca Municipal de Portimão Manuel Teixeira Gomes.

O conferencista, que chegou a ser cantor lírico, é conhecido pela sua actividade radiofónica, sobretudo enquanto responsável por programas e crónicas na Antena 2, especialmente vocacionados para a música erudita.

Nas palavras do maestro José Ferreira Lobo, director artístico das Noites de Ópera de Portimão, “estaremos em presença de um magnífico e polémico orador, que partilha as suas ideias de forma extremamente interessante”.

“O estudioso aborda as temáticas com recurso a uma linguagem bastante acessível, suscitando na plateia o diálogo participado, ao apresentar exemplos e ao promover o debate”, sublinha Ferreira Lobo.

O tema da conferência, marcada para as 21h30, foca o programa do evento que decorre entre 14 e 26 do corrente no Auditório Municipal de Portimão, criando pontes com a psicologia, a política, a história e demais ciências sociais.

Outra inovação em 2008 tem a ver com a afirmação de jovens valores, de que o compositor portimonense Cristóvão Silva será o primeiro exemplo, com a apresentação da obra inédita “Cantata Erótica”, que está marcada para as 19h30 do dia 21 Outubro, no Auditório Municipal de Portimão.

Para o director artístico, trata-se de uma “excelente e pouco comum ocasião de visibilidade para os talentos emergentes, que assim podem dar-se a conhecer, tirando partido das sinergias e da ideia subjacente à génese do festival”.

Dadas as suas características, o espectáculo, com entrada livre, destina-se a um público maior de 18 anos.

A comunidade escolar também vai ser envolvida na programação, assistindo nos dias 15 e 17 ao divertido espectáculo “Super Barbeiro”, especialmente dirigido aos mais novos. A primeira actuação está marcada para as 14h00 e a segunda para as 11h00.

Segundo o maestro, “esta é uma ocasião soberana para que os professores expliquem aos seus alunos diversos aspectos, dos intérprete aos próprios bastidores, numa espécie de aula prática”.







Sem comentários: