terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vendas Novas comemora o Dia Europeu Sem Carros



Semana da Mobilidade no Concelho de Vendas Novas


O Municipio de Vendas Novas promove, de 16 a 22 de Setembro, algumas iniciativas inseridas na 7.ª Edição da Semana Europeia da Mobilidade, que acontece igualmente por outras cidades da Europa e, que este ano é subordinada ao tema “Ar Puro para Todos”.

A autarquia organizou para esta semana um programa cativante, de maneira a incentivar a mobilidade em torno dos indivíduos e das famílias concelhias.

Assim, entre os dias 16 e 22 de Setembro Vendas Novas acolhe actividades com temáticas especificas para cada dia, entre elas “Qualidade do ar e Resíduos”, onde a sensibilização sobre os poluentes atmosféricos predomina, no dia 17 com a apresentação do projecto “Mobilidade Sustentável de Vendas Novas “ , enquanto que no dia 18 o apelo vai para a utilização da bicicleta, como meio privilegiado no transporte para o trabalho e lazer.


Já no dia 19 destacam-se as actividades destinadas ao público da Landeira, entre elas um Peddy Paper dirigido a crianças dos 8 aos 15 anos, e outras iniciativas tendo em conta a população idosa.

Algumas actividades orientadas ao ar livre, circuitos com carro a pedais, desportos tradicionais, entre outros incentivos à mobilidade, marcam o dia 22, data em que se celebra o Dia Europeu Sem Carros.

No âmbito deste dia em que o carro não é opção, a Avenida 25 de Abril será palco dos diversos eventos que incitam a transformação de mentalidades e a procura de modelos de vida alternativos no que diz respeito ao ambiente e à mobilidade.

O cicloturismo terá também o seu espaço nesta semana de movimento, precisamente no dia 21 com o 6.º Raid REFER, organizado pelo clube “Os Ferroviários”.

Sempre com o mote da mobilidade, Vendas Novas preparou programas aliciantes de passeios urbanos, percursos e jogos que advertem para a necessidade de tornar o concelho mais saudável, despertando as consciências quer no que diz respeito à prática desportiva, quer na preocupação ambiental para com os efeitos do aquecimento global e poluição sonora.

Sem comentários: