terça-feira, 16 de setembro de 2008

A Escola da Noite estreia TNT - Tumulto no Teatro

TNT – Tumulto no Teatro
45ª produção d’A Escola da Noite
Estreia: 18 de Setembro às 21h30
Oficina Municipal do Teatro - Coimbra
Em cena de 18 de Setembro a 19 de OutubroTerça a Sábado _ às 21h30Domingos _ 16h00

TNT é composto por três textos de Raul Brandão, Eu sou um Homem de Bem, O Doido e a Morte e O Rei Imaginário, e tem encenação de Sílvia Brito.
Raul Brandão (1867-1930) revolucionou, no seu tempo, a literatura portuguesa e, com as poucas peças que escreveu, o teatro português. Com simplicidade, inteligência e audácia deixou ao teatro peças intensas e personagens cujo choque com o mundo se revela através de um conflito essencial, existencial, irresolúvel, mas necessário.
Em registo de drama, farsa ou tragédia, todas elas gravitam em torno de uma meditação paradoxal sobre o sentido e o valor da vida.
Eu sou um Homem de Bem (1929), O Doido e a Morte (1923) e O Rei Imaginário (1923) reunem-se neste espectáculo como três momentos de confronto existencial perante o sentido do dever, o desejo de liberdade e a resistência na abjecção.
Quem comanda a acção é o Sonho, essa sombra inflamada que o homem transporta em si: um sonho que se nega, um sonho que nos exalta, um sonho que nos sustenta — material explosivo de primeira ordem quando transformado em palavra, em argumento tumultuoso, provocador, questionador de práticas sociais e morais assentes na máscara, no artíficio oco da vaidade, na ilusão inquietante do poder; um sonho que lembra, perigosa e lucidamente, que o Homem é um ser complexo e frágil, fragmentado, estilhaçado, imperfeito e incompreensível que se arrisca a passar pela Vida sem dar por ela. Antes morrer. Que é como quem diz, ser árvore!
Sílvia Brito
Ficha técnica

Encenação e dramaturgia _ Sílvia Brito
Cenografia/adereços _ António Jorge
Figurinos _ Ana Rosa Assunção
Desenho de luz _ Danilo Pinto
Música _ Eduardo Gama
Elenco _ António Jorge, Eduardo Gama, Maria João Robalo, Miguel Magalhães e Ricardo Kalash.
Informações
Casa Municipal da Cultura;
Rua Pedro Monteiro; 3000-329 CoimbraTelef. 239 702 630; Fax 239 702 496: E-mail -
cultura@cm-coimbra.pt; www.cm-coimbra.pt

Sem comentários: