sábado, 20 de setembro de 2008

QUEER Lisboa 12 no segundo dia


O FESTIVAL DE CINEMA GAY E LÉSBICO
NO SEU SEGUNDO DIA

Prosseguiu hoje ,com numerosa assistência , o Queer Lisboa 12.

Barcelona foi o filme que despertou o nosso interesse.

Realizado por Ventura Pons ,Barcelona ( um mapa) é uma adaptação da obra da dramaturga catalã Lluisa Cunillé.Pons encontra aqui os temas que lhe são queridos desde sempre: uma sociedade à beira da rotura, cheia de mentira dissimulações , desejo.

Seis vidas cruzam-se e as histórias das suas vidas também.

São as histórias das vidas de cada um mas a solidão que as enche, vivida em conjunto ressalta de cada uma.

É um filme pungente , real, passado em Barcelona mas que o poderia ter sido em Lisboa, Viena, Berlim.

Num apartamento vulgar em Barcelona entrecruzam-se o incesto a homossexualidade, o adultério mas o rolar do tempo não para.

O sub - título do filme Un Mapa é perfeito.Trata-se realmente do mapa humano de Barcelona.

De salientar as interpretações de Nuria Espert( Rosa ) e de Josep Maria Pou ( Ramon ), bem secundados no entanto por Rosa Maria Sardá, Jordi Bosch, Maria Botto e Pablo Derqui.

Barcelona ( Un Mapa ) é mais do que um hino a uma cidade , é uma homenagem a todos os que não fazem história.

Convém não esquecer que este Festival em tudo diferente dos comuns que por aí andam, tem a concurso ( e é o espectador quem vai atribuir o prémio!) curtas metragens que embora curtas não deixam de ser grandes em conteúdo.`

É o caso de !!! TODAS !!!, de José Martret, que relata o quotidiano de transsexuais que se prostituem nas ruas de Madrid e que surge como um grito de angústia, um pedido de socorro, uma chamada de atenção.

Perguntámos a Jose Martret se a violência contida em muitas cenas do filme tinham saído da realidade ao que o realizador respondeu "que a realidade era bem mais violenta".

Maribel Luis que encarna Coral, a transsexual que há mais de 20 anos se prostitui nas ruas de Mdrid,disse-nos quão dificil foi fazer o papel de um homem que quer ser mulher, o que ela já é , mas que o fez com todo o amor para que resultasse bem. E resultou!

Outra curta metragem de excelente produção e interpretação é La Moma. Este filme curto tem como realizador Samuel Sebastien.

" O meu nome é Maribel e sou de Castellón. Sou uma transsexual e sempre me senti assim, tanto quanto me lembro e é doloroso contar tudo isto porque as memórias surgem e doem."

Assim começa Maribel a contar a sua história , a história de uma transsexual que se tornou realidade graças à nova Lei de Identidade do Género. Não tem sido facil mas Maribel não desiste e alcançará o seu objectivo: ser uma mulher.

Amanhã o Festival continua com longas e curtas metragens, bons filmes para ver e outros nem por isso, mas também não se pode ter tudo de uma só vez.





Sem comentários: