sábado, 6 de setembro de 2008

Niagara, hoje às 22horas na RTP2


Um thriller romântico recheado de momentos de envolvente suspense assinado por Henry Hathaway

Ray e Polly Cutler, um simpático casal, chega às Cataratas do Niagara para passar uma lua de mel há muito adiada.
A cabine no motel que reservaram continua ocupada por um outro casal, Rose e George Loomis, e são por isso obrigados a instalarem-se numa outra.
Rose, uma bela mas vulgar loira, confessa a Polly que o seu marido George, um homem temperamental de meia idade, é o culpado daquela situação, o que Polly confirma quando George tem um acesso de fúria contra um disco que Rose toca constantemente e que ele está convencido tratar-se de uma música que ela costuma ouvir com o seu amante.
Mais tarde, Polly observa Rose a beijar um desconhecido nos túneis das cataratas.
Trata-se de Patrick, o amante de Rose que esta convenceu a assassinar o marido.
Mas o seu plano tem um desfecho trágico.

"Niagara" é um dos filmes mais célebres da carreira de Marilyn Monroe, tantas vezes citado e evocado como um dos seus momentos mais emblemáticos.
Foi nele que Marilyn se tornou, verdadeiramente, na mítica vedeta loira de Hollywood, de quem Henry Hathaway soube tirar de forma portentosa uma magnética fotogenia.
Aqui, Marilyn, compõe a personagem de uma loira sexy e, aparentemente, submissa que vive dominada por um marido ciumento e psicótico.
Na verdade, é uma mulher perversa e calculista, decidida a matar o marido que vai arrastar o amante, o marido e ela própria para uma amarga tragédia.
Hathaway constrói um genuino thriller romântico, recheado de momentos de envolvente suspense, para no fim criar um original melodrama de paixão, ciúme e morte, que se tornaria memorável, para além das presenças de Marilyn e Joseph Cotton nos principais papeis, pela sua emocionante e espectacular sequência final do barco nos rápidos das cataratas.

Autoria: C. Brackett,W.Reish, R. Breen
Produção: Charles Brackett
Realização: Henry Hathaway
Fotografia: Joseph MacDonald
Música: Sol Kaplan
Com: Marilyn Monroe, Joseph Cotton, Jean Peters, Casey Adams, Richard Allen

Sem comentários: