quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Helder Batista expõe emVendasNovas


Esculturas de Helder Batista em Vendas Novas


No próximo dia 20 de Setembro, pelas 17h30, terá lugar a inauguração das esculturas de mestre Helder Batista no Jardim Público de Vendas Novas.

As obras, produzidas pelo escultor natural de Vendas Novas, foram inicialmente expostas na Faculdade de Belas Artes de Lisboa e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Após estas mostras, o Mestre idealizou que as três peças, intituladas “Como Sempre”, “Grande Caixa” e “O Amor é” continuassem juntas, desta feita na terra que o viu nascer em 1932.

O consagrado escultor e professor que no seu currículo possuiu vários prémios em concursos de Medalhística, pauta a sua actividade pelo trabalho em materiais tão diferentes quanto o gesso, ferro, madeira e poliéster.

O panorama internacional não lhe tem sido indiferente, tendo recebido em 1998 o prémio J.Sanford Saltus atribuído pela American Numismatic Society, pelo reconhecimento da sua obra, realizada em Medalhística e no ensino.

Mais recentemente, em 2007 ganhou o Grande Prémio do XXX Congresso Internacional de Medalhística – FIDEM, realizado em Colorado Springs, nos EUA.

O Município de Vendas Novas em conjunto com o escultor Helder Batista presenteiam o público do concelho com um conjunto de três esculturas que ficarão patentes permanentemente na entrada do Jardim Público, junto à Biblioteca Municipal de Vendas Novas e que pretendem tornar o espaço do Jardim Público ainda mais aprazível.

Sem comentários: