quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Festival de Cinema Gay e Lésbico-Queer Lisboa 12


" Was am Ende Zählt " foi a longa metragem em competição apresentada ontem na sessão da noite.
Conta a história de uma jovem que vê os seus planos alterados por uma gravidez inesperada.
Carla foge de casa para estudar moda em Lyon. Na estação de combóios roubam-lhe a bagagem e ela aceita a oferta de ajuda de Rico que conheceu na altura.
Entretanto encontra Lucie que também trabalha no barco que Rico está a transformar em Bar. A gravidez inesperada de Carla atrasa-lhe o sonho de moda mas Lucie faz-lhe uma proposta e acabam por juntar as suas vidas.
Nada de novo nos traz o desenrolar desta história. O mesmo se podendo dizer do próprio filme.Uma sequência de imagens com sentimentos e emoções a passarem quase despercebidos.
A noite terminou com a exibição de mais um Obsceno que será objecto de posterior análise.
Pelas 15 horas de hoje é exibido o filme " 20,13 ", de Joaquim Leitão que trata o dia a dia de um posto militar no norte de Moçambique em plena guerrilha. A situação de permanente tensão e conflito faz explodir sentimentos e emoções contidos desde há muito.
Pelas 18 horas, perspectiva-se um debate" Homens provisoriamente sós-Homossexualidade e a Guerra Colonial" que se prevê polémico e controverso.
Surge na sequência da exibição do filme " 20,13" e certamente que o mesmo servirá de base à discussão.
O debate que será moderado por António Fernando Cascais terá como participantes Domingos Oliveira e Guilherme de Melo.
António Fernando Cascais é Professor da Universidade Nova de Lisboa e publicou cerca de uma centena de ensaios sobre filosofia, história e ética das ciências e das técnicas, teoria gay e queer em Portugal e no estrangeiro.
Domingos Oliveira nasceu em Atei, Mondim de Basto.Proganizou alguns filmes e é o autor de uma escultura de homenagem a Amália Rodrigues. A partir de agora é o autor, como escultor, do prémio do Festival de Cinema Gay e Lésbico.
Guilherme de Melo é jornalista e escritor, homossexual assumido, com várias obras com a temática gay como fundo.
Este debate ,necessário quanto baste, servirá certamente para que se disperse o nevoeiro que se pretende exista sobre sentimentos e relações entre pessoas isoladas de todos menos delas próprias.

Sem comentários: