sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Cristina Nóbrega- La Noche en Blanco- em Madrid


CRISTINA NÓBREGA
PALAVRAS DO MEU FADO


Cristina Nóbrega nasceu em 1967 em Lisboa e, é na capital do Fado que, mais tarde, ao assistir a um concerto de Carlos do Carmo se encanta por esta linguagem.
Apesar da música ter sido sempre marco presente na sua vida (frequentou o Conservatório Nacional de Dança Clássica e a Academia de Amadores de Música), só em 2003 a música reaparece com um convite para vocalista numa banda de garagem e, mais recentemente, com uma incursão no Jazz.

No inicio deste ano decide de forma convicta retomar a sua antiga omnipresente paixão pelo Fado e por cantar em português onde se apercebe da sua capacidade de despertar sentimentos e emoções face às reacções dos presentes nas suas actuações com a sua voz doce e quente que transmite a alma da sua Lisboa.
São as pessoas que encontra nestas andanças fadistas que a incentivam a trilhar este caminho e a concretizar o seu sonho de sempre... Cantar! Cantar Lisboa!
Vai a estúdio gravar alguns dos seus fados preferidos que vão desde do registo mais popular até Luís de Camões e o reconhecimento deste trabalho fez com que se decidisse editar o seu primeiro album com uma aposta firme e convicta na Nova Voz do Fado.
'Palavras do Meu Fado' foi o título escolhido para o seu primeiro trabalho que inclui 14 temas com alguns dos mais clássicos poemas, com temas de Vasco de Lima Couto, Pedro Homem de Mello, David-Mourão Ferreira, Ary dos Santos, Luís Vaz de Camóes, Linhares Barbosa, Luís de Macedo, entre muitos outros.

Fados que escolheu pelo ambiente que encerram que poderão ser tristes, pesados, fechados, nostálgicos, ... ou luminosos como o seu primeiro tema de apresentação - Madrugada de Alfama de David Mourão-Ferreira.
Os músicos que a acompanham neste trabalho são Luís Ribeiro na Guitarra Portuguesa, Jaime Martins na viola e viola baixo


Sem comentários: