terça-feira, 26 de agosto de 2008

Novo filme de Rui Goulart é apresentado em Vila Nova de Paiva





O filme "1ª Vez 16 mm", de Rui Goulart, vai ter uma exibição especial, dia 31 de Agosto, em Vila Nova de Paiva, antes da antestreia oficial em Lisboa, prevista para Setembro, informou a produtora.


"1ª Vez 16 mm" é o retrato das atribulações vividas por Miguel, um realizador estreante e a sua jovem equpe durante as rodagens do seu primeiro filme... cuja acção se desenrola entre Lisboa, Paris e Veneza... sem dinheiro mas com uma grande vontade de filmar, optam por uma película mais barata "16 mm" e aventuram-se numa causa na qual praticamente só eles acreditam...

De acordo com Sofia Cortez, da Chiado Terrasse Filmes, esta exibição da nova longa-metragem de Rui Goulart vai ser "uma retibuição ao apoio às filmagens dado pela população" de Vila Nova de Paiva, no distrito de Viseu.

"Houve bastantes filmagens na vila, na Igreja Matriz e no cemitério.

A paróquia, a GNR, os bombeiros e muitos populares deram bastante apoio e queremos retribuir de alguma forma exibindo ali o filme pela primeira vez", explicou a chefe de produção à Lusa.

"1ª Vez 16 mm" - um retrato das atribulações de um jovem cineasta que tenta vencer vários obstáculos para concretizar o sonho de um filme grandioso - será exibido dia 31 de Agosto, pelas 16:00, no Auditório Municipal Carlos Paredes, com a presença do realizador.

A longa-metragem foi filmada em França (Paris, Bordéus), Itália (Veneza), Espanha (Madrid) e várias localidades em Portugal (Lisboa, Sintra, Funchal), e tem direcção de fotografia de Alexandre Gonçalves e Vasco Rio Bom, direcção de som de Quintino Bastos e Victor Ribeiro.
Rui Goulart dirige no filme a actriz espanhola Marisa Paredes, que participou, entre outros, nos filmes de Pedro Almodóvar "Tudo sobre a Minha Mãe" e "Fala com Ela".

Do elenco fazem ainda parte João D´Ávila, Adelaide João, António Vitorino de Almeida, Miguel Borges, Ana Afonso, Rui Goulart, Ana Reis, José Miguel Monteiro, Sofia Fragateiro, Rafael Reis, Victor Mariquito e Nuno Modesto.

Esta quinta longa-metragem do realizador mostra as frustrações e alegrias de Miguel, jovem e obstinado cineasta, ao longo do processo de fazer um filme, desde o trabalho com uma equipa de jovens estudantes finalistas da Escola Superior de Cinema ao improviso de um casting para descobrir os actores e à difícil procura de patrocínios para o projecto.

O filme lança também um olhar sobre a ingenuidade do principiante, sobre "a primeira vez" da experiência de fazer cinema, os processos interiores dos personagens que se constroem, e as tentativas de superar as constantes contrariedades.

Ainda segundo Sofia Cortez, a produtora está ainda em negociações para a distribuição de "1ª Vez 16 mm", mas conta fazer a antestreia oficial do filme em Setembro, em Lisboa, e "talvez também no Porto".

Rui Goulart nasceu em Angola, em 1962, e da sua filmografia fazem parte as curtas-metragens "Estranhos Dias" (2003) e "Pensão Internacional" (2002), e as longas metragens "Sem Destino - Lisboa Los Angeles..." (2000), "Abstracto" (1997), "Fábula em Veneza" (1991), e "Em Obsessão" (1988).




Hardmusica/LUSA



Sem comentários: