domingo, 3 de agosto de 2008

Festival dos Oceanos já começou!!!




Lisboa mergulha na animação do Festival dos Oceanos


O Festival dos Oceanos arrancou ontem sábado e apresenta uma oferta múltipla de eventos gratuitos, de carácter cultural, musical, científico, desportivo e de entretenimento, que vão inundar Lisboa com ondas de animação.
Ao longo da primeira semana de Agosto, o festival promete encher as ruas da zona ribeirinha de Lisboa, de Belém ao Parque das Nações, passando pelo centro histórico da cidade, acrescentando motivos para visitar a capital.

Programação da semana de 02 a 08 de Agosto
Ocean Parade Rádio Comercial / 02 Agosto / Parque das Nações / 22 horas

A Ocean Parade Rádio Comercial foi o grande espectáculo de abertura do Festival dos Oceanos, no Parque das Nações, sábado.
O desfile era uma verdadeira celebração do planeta Terra, com os quatro elementos da Natureza (Ar, Terra, Água e Fogo).
O público pôde participar no espectáculo, que decorreu em forma de cortejo animado entre o Oceanário e o Pavilhão Atlântico, com paragens em “palcos” exteriores, instalados junto ao Pavilhão do Conhecimento, Casino Lisboa, Pavilhão de Portugal e Rossio dos Olivais (Pavilhão Atlântico), com representações de teatro, música, acrobacia, entre outros, culminando com um espectáculo pirotécnico.

Animação de Rua / a partir do dia 02 Agosto / Belém – Centro Histórico – Parque das Nações / de manhã e à tarde

A animação de rua começa mais cedo, com a companhia de teatro-circo “Os Trupilariantes”, que dão vida, ao longo da semana, de manhã e à tarde, à excursão oceânica do comandante Tápa TôTô, que junta o imediato, o cozinheiro e uma comitiva de figuras marinhas, a recolher dados científicos sobre o habitat e os costumes da população local.

Com partida marcada da Doca dos Olivais (Parque das Nações), a 2 de Agosto, estas personagens exóticas prosseguem a expedição até ao Pavilhão Atlântico, no dia 8, com passagem marcada por Belém, pela Praça do Comércio e pelo Rossio.

National Geographic / a partir do dia 02 Agosto / Oceanário – sala Sophia de Mello Breyner Andersen /

No primeiro dia do festival, a National Geographic abre as portas a um mundo geralmente desconhecido do grande público, no Oceanário, sala Sophia de Mello Breyner Andersen, com duas exposições sobre os ecossistemas menos perturbados pelo homem e como conviver com vulcões.
“Recife de Kingman: em busca do ecossistema perfeito”, é um trabalho do fotógrafo Bryan Skerry e do biólogo marinho Enric Sala.
“Indonésia e Vesúvio: dormindo sob os vulcões” apresenta trabalhos dos fotógrafos John Stanmeyer e Robert Clark.

Polar Experience / a partir do dia 02 Agosto / Parque das Nações / entre as 10 e as 19 horas

Ainda sem sair do Parque das Nações, o Polar Experience pode ser visitado a partir de sábado. Este é um espaço temático que remete os visitantes para as regiões geladas dos pólos Norte e Sul, ao entrarem num local com cinco graus negativos.
Aqui, a partir de experiências interactivas é possível compreender o fenómeno do degelo e a importância destas regiões longínquas para o equilíbrio da vida na Terra.

Regata Festival dos Oceanos / 03 Agosto / Doca de Santos / 12 horas

A Regata Festival dos Oceanos, que partiu de Marselha (sul de França) no passado dia 19, deixa Lisboa no domingo, por volta das 12 horas.
O Padrão dos Descobrimentos é o local de concentração para quem quer assistir ao desfile de embarcações de recreio e tradicionais que acompanham a largada da Regata.
O destino é a cidade marroquina de Rabat, de onde a regata regressa no dia 12.
A par da vertente desportiva, a regata está associada à sensibilização ambiental.
O biólogo marinho António Teixeira acompanha a prova para recolha de dados científicos que vai incluir num diário de bordo, com o objectivo de chamar a atenção para a importância dos oceanos no equilíbrio da Terra.

Daimonion – Teatro de Rua / 03 e 04 Agosto / Largo do Teatro
de S. Carlos / 22 horas

Também no domingo, no Largo do Teatro de S. Carlos, a companhia Teatro do Mar apresenta a peça Daimonion, numa alegoria ao mito e tragédia de Fausto (da obra de Goethe).
O cenário é composto por uma estrutura metálica de nove metros de altura, em que a representação teatral se envolve em acrobacias aéreas, música, vídeo, dança e novas tecnologias. A peça está novamente em cena na segunda-feira.

Mergulhos Acrobáticos / 07 a 10 Agosto / Parque das Nações / 11h, 15h, 17h e 19 horas

Os mergulhos olímpicos são a base de um espectáculo original.
Quatro atletas da modalidade, de nacionalidades francesa e búlgara, transformam os saltos sincronizados em mergulhos acrobáticos, de uma plataforma de 25 metros de altura para uma piscina com 2,7 metros de profundidade.
A música, a coreografia e a manipulação do fogo tornam os saltos numa representação única.

Museus à Noite / 07 Agosto / entre as 18 e as 00 horas

Os museus do eixo ribeirinho também celebram a ligação da cidade aos oceanos.
Na quarta-feira, o Museu Colecção Berardo, o Nacional dos Coches, o Museu da Electricidade (Belém), o Museu da Marioneta (Santos) e o Pavilhão do Conhecimento (Parque das Nações), Jerónimos, Panteão Nacional, Museu Nacional da Arqueologia e Museu Nacional da Arte Antiga, estendem os horários de funcionamento até à meia-noite, com entrada gratuita a partir das 18 horas, e ainda diversas actividades.
Esta é uma oportunidade para conhecer o espólio destes espaços de uma forma diferente.

Ethnos – Raízes do Atlântico / 08 Agosto / Miradouro do Adamastor
22 horas

A música não podia deixar de marcar presença no Festival dos Oceanos.
O projecto Ethnos – Raízes do Atlântico leva ao Miradouro do Adamastor (Alto de Santa Catarina), uma fusão de influências musicais dos países lusófonos, com músicos de Cabo Verde, Angola, Brasil, Portugal, Moçambique e Guiné-Bissau, a apresentarem temas originais e novas interpretações em total cumplicidade.


Bus Festival dos Oceanos / a partir 02 Agosto
Belém – Centro Histórico – Parque das Nações

O Bus Festival dos Oceanos está em vários pontos da cidade para prestar quaisquer esclarecimentos sobre os eventos, programação no geral e visualização de vídeos.
Este é o espaço para conhecer o festival um pouco melhor.

Sem comentários: