domingo, 3 de agosto de 2008

Câmara Clara vai de férias mas a RTP2 não!!!


SEIS NOVOS DOCUMENTÁRIOS PORTUGUESES NAS FÉRIAS DO “CÂMARA CLARA”


Durante todo o mês de Agosto e até à primeira semana de Setembro, o espaço do “Câmara Clara” na RTP2 será preenchido com seis documentários portugueses inéditos.


Estas seis estreias ocorrerão todos os domingos, entre 3 de Agosto e 7 de Setembro, sempre às 22h30, a seguir ao Jornal2.

O horário habitualmente ocupado pelo programa sobre artes e ideias da RTP2, Câmara Clara, será agora tomado pelas obras de seis autores portugueses que, no seu conjunto, cobrem também universos das artes e das ideias: da análise crítica da situação social e política do Estado Novo nos anos 50 (o premiado “Cartas a uma Ditadura”, de Inês de Medeiros) à obra do artista plástico Manuel Cargaleiro vista por Alexandre Reina, passando pelo filme de José Abreu “Nunca é meia-noite Dr. Nobre” que retrata a visão solidária do fundador da AMI, Fernando Nobre, sem esquecer “Chinguetti – a Cidade da Tolerância”, um filme de Miguel Vasconcelos sobre um guardião de livros sagrados no coração da Mauritânia.

Estreiam ainda “Kuduro – Fogo no Museke”, o documentário de Jorge António que mostra uma das mais populares artes juvenis da Angola actual, e “Dicas no Vinil, com Sam the Kid”, de Filipa Reis, sobre um dos mais famosos rappers portugueses.


CARTAS A UMA DITADURA

Domingo, dia 3 de Agosto às 22h30


Uma centena de cartas, escritas por mulheres portuguesas, em 1958, foram encontradas por acaso num alfarrabista que não as leu por achar que eram cartas de amor.

Respondem a uma circular enviada por um misterioso movimento de apoio à ditadura do qual não há referência nos livros de história.

A circular a que respondiam nunca chegou a ser encontrada mas, pelas cartas que temos em mãos, percebe-se que era um convite para que as mulheres se mobilizassem em nome da paz, da ordem, e sobretudo em defesa do salvador da pátria: Salazar.

Em todas as cartas, estas mulheres falam da gratidão e da admiração que têm pelo ditador.

Mas, como se a necessidade de falar fosse mais forte, por entre chavões e frases feitas, surgem por vezes o medo, a tristeza, o isolamento em que se vivia em Portugal nos anos 50.

Uma costureira, muitas professoras primárias, donas de casa, algumas esposas de homens importantes do regime assinam as cartas.

Ao confrontar, hoje, estas mulheres com os fantasmas do passado, e graças a um material de arquivo inédito, Cartas a uma Ditadura é um mergulho perturbador no obscurantismo que dominou Portugal por mais de 50 anos.

Autoria e realização de Inês de Medeiros

Produção: Sergio Tréfaut

Música: Anne Vitorino d´Almeida


MANUEL CARGALEIRO

Domingo, dia 10 de Agosto às 22h30


O documentário sobre o Pintor e Ceramista Manuel Cargaleiro não será a história do jovem que saiu de Almada para Paris para desenvolver a sua arte, mas fragmentos de depoimentos do pintor e ceramista que conviveu com alguns dos maiores artistas do seu tempo na Europa, expondo e fazendo trabalhos por todo mundo, que conquistou o reconhecimento da crítica, dos seus pares, do mercado e um lugar singular na arte contemporânea.

Este documentário apresenta a sua obra, a sua visão da arte, o seu processo de criação artística, as suas técnicas, revelando o homem, o artista, o coleccionador, contando algumas das suas experiências de vida.

Realização de Alexandre de Medeiros Reina

Textos de Margarida Afonso


NUNCA É MEIA-NOITE DR. NOBRE

Domingo, dia 17 de Agosto às 22h30


Este documentário biográfico sobre Fernando Nobre mostra, para além da sua carreira na medicina e na AMI que fundou e gere há mais de 20 anos, o humanitário, o homem que luta sem descanso por um mundo melhor onde viver possa ser não um luxo, mas uma possibilidade ao alcance de todos.

Pai de 4 filhos. Nascido em Luanda. Licenciado em actividade clínica e docência, doutor em medicina pela Universidade Livre de Bruxelas e especialista em Cirurgia Geral e em Urologia em 1984 especialidades feitas na Bélgica país onde residiu 20 anos (1966-1985).

A fantástica vida deste homem será mostrada com a ajuda de familiares, amigos, governantes e outros que, de uma forma ou outra, aplaudem e continuam a reconhecer o mérito e a dedicação da sua causa humanitária.

Uma ideia original de José Abreu realizada por Jorge Carvalho


CHINGUETTI – A CIDADE DA TOLERÂNCIA

Domingo, dia 24 de Agosto às 22h30


“Chingetti – A Cidade da Tolerância” é um filme documental que conta a história de Chinguetti, uma cidade-fronteira entre a civilização e o deserto do Sahara, no interior da Mauritânia, detentora de um espólio literário sem igual.

Considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, a denominada “cidade das bibliotecas e do saber” tem uma longa história de convivência pacífica entre diferentes religiões e de resistência ao avanço da força do deserto.

É lá que se encontra um bibliotecário que zela por uma pequena vitrina onde se encontram os livros sagrados dos credos que por ali são conhecidos – Islamismo, Cristianismo, Judaísmo e Budismo – e a que orgulhosamente chama de “montra da tolerância”.

É para lá que se dirige uma expedição que parte de Lisboa em busca de um segredo e de uma riqueza ameaçados, à descoberta de uma cidade única que corre o risco de desaparecer, corroída pelas areias do deserto e do esquecimento.

Realização de Miguel Vasconcelos


DICAS NO VINIL

Domingo, dia 31 de Agosto às 22h30


“Dicas no Vinil, com Sam the Kid” acompanha, ao longo de quase 50 minutos, o já famoso rapper português no seu dia-a-dia musical.

Em conjunto com a NBC, Snake, José Mariño, Kalaf e outros, conta como Samuel passa os dias, como faz música e como a vive.

Um documento que regista a fase de gravações do disco Pratica(mente) e que, a partir desses momentos, tenta conhecer um pouco melhor este músico português.

Realização de Filipa Reis


KUDURO – FOGO NO MUSEKE

Domingo, dia 7 de Setembro às 22h30


Desde a sua independência, nunca Angola tinha assistido a um movimento cultural tão dinâmico e tão polémico como o Kuduro.

Nenhum outro género musical ultrapassou tão rapidamente as fronteiras e se tornou um fenómeno internacional.

“Kuduro – Fogo no Museke” é o retrato social e cultural de uma geração, que quer acima de tudo ser a voz de uma nova Angola.

Realização de Jorge António

Sem comentários: