sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Feira do Livro na Póvoa do Varzim



Apresentação de um livro, um desfile de moda, um concerto e animação de rua. São estas as propostas da Feira do Livro da Póvoa de Varzim, no Largo do Passeio Alegre, para o fim-de-semana que se avizinha e para segunda-feira.


No sábado, dia 2, às 18h30, Vergílio Alberto Vieira vem até à Póvoa de Varzim para apresentar o seu mais recente livro infantil, A Boca no Trombone, obra onde o escritor recria e reinventa alguns provérbios de tradição popular, com recurso ao humor e até à paródia.

O livro conta com ilustrações de Marta Madureira, é editado pela Bonecos Rebeldes, e vem juntar-se a uma vasta obra do autor bracarense, presença regular no Correntes d’Escritas, um encontro de autores de expressão ibérica organizado anualmente na Póvoa de Varzim.

Às 21h30, no palco do Passeio Alegre, tem início o desfile “A Póvoa vestida de Terra e Mar”.

Vão ser apresentadas 27 peças de vestuário de design actual, confeccionados em pano cru 100% algodão, por Maria José Vale.

Inspirados nos símbolos culturais do concelho, como o mar, as tradições piscatórias, os bairros, entre outros, os fatos vão ser envergados por jovens residentes na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.

Cerca de 13 crianças vão também envergar igual número de fatos, desta feita inspirados no património literário do concelho, homenageando assim escritores que enalteceram as qualidades da Póvoa de Varzim.


No domingo, dia 3, a animação de rua pela “Corda Bamba – Associação para as Artes do Circo” volta ao recinto da Feira.

Desta feita, para além das acrobacias e malabarismos já apresentados no primeiro dia da Feira do Livro, 1 de Agosto, esta associação vila-condense traz uma novidade, o trampolim, local onde os artistas circenses vão fazer saltos e acrobacias visualmente arrojados.

Crianças e jovens vão poder experimentar alguns dos saltos mais simples.

A animação vai continuar pela noite dentro com a subida ao palco do Passeio Alegre do Trio Latilatitu, às 22h00.

Este conjunto musical explora linguagens musicais do mundo latino, abordando ritmos de Portugal, Brasil, Espanha, Venezuela, Argentina, entre outros.

Carlos Paredes, Zeca Afonso, Pixinguinha, Piazzolla, Antonio Lauro ou Ariel Ramirez são alguns dos compositores que “emprestam” peças aos Latilatitu, sendo que as obras são originalmente arranjadas pelo trio, constituído por Bruno Ribeiro (Guitarra Clássica de 6 e 8 cordas, Guitarra Portuguesa), Manuel Maio ( Violino, Bandolim) e Luís Oliveira (Percussão).

Na segunda-feira, dia 4, os “Jotinhas” estreiam-se na Feira do Livro.

Este é um grupo de cerca de 25 estudantes da área da Acção Social da Escola Secundária Rocha Peixoto que, incentivados por Márcia Soares, professora de Práticas da Acção Social, lançaram um projecto de animação, os “Jotinhas”.

Seis dos elementos vão estar na Feira do Livro entre os dias 4 e 11 e ainda a 13 e 16, sempre às 18h00, com teatro de sombras, mimos e palhaços que se oferecem para “decorar” a cara dos mais novos e elaborar interessantes figuras em balões.

Organizada pelo Pelouro da Cultura da autarquia, a Feira do Livro decorre até 17 de Agosto.

De segunda a quinta-feira a Feira do Livro funciona das 16h00 às 24h00, prolongando-se a hora de fecho até à 1h00 às sextas, sábados, domingos e véspera de feriado.

Pode consultar o programa de animação paralelo no portal municipal.

Sem comentários: