sexta-feira, 25 de julho de 2008

" A Verdade da Mentira " segundo Gonçalo Amaral



" A VERDADE DA MENTIRA"

OU A MENTIRA DA VERDADE?


Perante uma sala cheia de jornalistas nacionais e internacionais Gonçalo Amaral disponibilizou-se a responder a algumas perguntas ( uma por cada orgão de comunicação social inscrito), embora condicionado por uma agenda sobrecarregada.

Para o ex-agente da Judiciária o livro que escreveu não é mais que a justificação perante a opinião pública do deu trabalho e do da sua equipa e da sua não aceitação pelos seus superiores.

A tese de Gonçalo Amaral ( Maddie morreu a 3 de Maio) é apresentada no seu livro com o conjunto de indícios que a comprovariam mas que o Ministério Público não aceitou como prova.

Para Gonçalo Amaral se outros fossem os ventos que soprassem na Procuradoria Geral da República outro teria sido o desfecho desta investigação incompleta segundo ele.

Por outro lado em nada o afectam as ameaças do casal Mac Cann realativamente ao conteúdo do livro." O 25 de Abril foi há muitos anos, vivo numa democracia, tenho direito à liberdade de expressão" disse quando confrontado com as " ameaças" do casal inglês.


O livro foi apresentado por Marques Vidal um ex-director da Polícia Judiciária que elogiou a coragem de Gonçalo Amaral e que para além de outros aspectos destacou a obra como esteticamente bem construída de uma literatura formal.


Gonçalo Amaral, agradecendo as palavras do orador que o antecedeu e a presença dos assistentes, acentuou que o livro não pretende ser um acto de vingança em relação a ninguém nem a nada mas tão sómente " um acto de liberdade e de respeito para com a vítima".


Resta-nos aguardar que se faça luz sobre este caso e que a pobre Madeleine, morta ou viva, possa enfim ser deixada em sossego





1 comentário:

helia disse...

Verdade ou Mentira? Algum dia se vai saber? De uma coisa tenho a certeza- a menina está morta e nada lhe vai restituir. Os Pais serão culpados ou inocentes? Francamente não sei.