sábado, 3 de maio de 2008

Humberto Delgado na Barraca

"Obviamente demito-o", é a peça que estreou na passada quarta feira na Barraca.

A peça escrita e encenada por Hélder Costa, a partir da célebre frase proferida por Humberto Delgado durante a campanha para as presidenciais de 1958.

"Esta foi talvez a frase mais importante do século XX português", "É uma frase teatral absolutamente extraordinária, pelo seu poder de síntese e por ter sido dita no momento e no local oportunos", disse Hélder Costa ao classificar a peça.

Cinquenta anos passados sobre a campanha eleitoral em que o general Humberto Delgado desafiou Salazar, o encenador considerou que este seria o "momento oportuno" para apresentar a peça.

"Este espectáculo quer demonstrar que o conflito existente entre o ditador Salazar e o general Delgado se resume em linhas gerais à contradição inconciliável entre a procura da felicidade e prazer na vida, ou a ideologia do sacrifício, do pecado e do martírio", escreveu.

Um texto claro, elucidativo, histórico.

Uma interpretação, de Sérgio Moura Afonso, muitissimo boa e cuidada. Já quanto a João D'Ávila não se pode dizer o mesmo, uma vez que na ante estreia ainda não sabia o papel e baralhava as marcações.

Em palco os vários personagens darão uma ideia da situação que se vivia entre 1958 e 1965, ano em que Delgado seria assassinado.
Logo no início da peça ouve-se a frase de Delgado divulgada pela rádio.
A personagem de Humberto Delgado é interpretada por João d`Ávila, Maria do Céu Guerra faz dois papéis, Sra. Maria e Cerejeira, e o actor Sérgio Moura Afonso será Salazar, num elenco com sete outros actores que interpretam múltiplos papéis.

O hardmusica.com recomenda esta peça pelo seu teor cultural e histórico.

O espectáculo vai estar em cena até 15 de Junho no Teatro Cinearte, em Lisboa.

Sem comentários: