terça-feira, 29 de abril de 2008

Reportagem sobre a Guiné na RTP






"Amanhã na Guiné” é uma reportagem do jornalista Filipe Pinto, do repórter de imagem Rui César, do editor de imagem Marcelo Sá Carvalho e com grafismo de Marina Peres.

Ao mesmo tempo que a organização do Lisboa-Dakar decidiu cancelar a maior prova de rally do mundo, um padre da freguesia de Ramalde, no Porto, aventurou-se África dentro, para entregar um jipe a uma missão religiosa na Guiné-Bissau.

Almiro Mendes saiu em Janeiro rumo aquele país africano e fez da rota do rally, o caminho para uma viagem solidária. Depois de um trajecto de 13 dias por Marrocos, Mauritânia, Senegal e Gâmbia, chegou à Guiné-Bissau.

Este é o ponto de partida para “Amanhã na Guiné”.

A reportagem da RTP viajou até Bissau e seguiu os passos do Padre Almiro e de duas enfermeiras portuguesas, que durante um mês embarcaram nesta aventura.

Mais do que uma viagem com fins humanitários, esta deslocação à Guiné é um grito de alerta para a necessidade de apoio que este país africano continua a enfrentar.
Ao longo de 25 minutos, a reportagem mergulha no trabalho sem limites das missões religiosas, num dos estados mais pobres do mundo, onde é difícil sobreviver.
Foi a uma destas missões, que enfrenta a pobreza do interior guineense, que o Padre de Ramalde deixou o jipe.
Na primeira pessoa, os religiosos mostram nesta reportagem por que um carro na Guiné pode ser também um salva-vidas. “Amanhã na Guiné” não deixa também de lado a aventura que foi chegar a Bissau numa viagem por terra, desde Portugal. Empunhando uma câmara de filmar amadora, o padre e as duas enfermeiras fizeram um registo pessoal dos 13 dias de trajecto.
São imagens que pontuam a reportagem e que mostram a dedicação e perseverança de um padre que acredita que é nos pequenos gestos que se começa a construir a diferença.

Sem comentários: