terça-feira, 29 de abril de 2008

Instituto Franco-Português comemora Dia Mundial da Dança

DANÇA NO INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

DIA MUNDIAL DA DANÇA


DOIS SOLOS de Lígia Soares




DIAS 29 e 30 de ABRIL às 21h30


ÀS ORIGENS DA CRISE


DIAS 2 a 4 de Maio às 21h30


AR AO VENTO


Lígia Soares, coreógrafa e bailarina está de regresso ao palco do Instituto Franco-Português.


Lígia Soares habita e trabalha habitualmente em Berlim.


"Nos meus trabalhos, onde as disciplinas da dança e do teatro entram normalmente em furiosa competição, às vezes começo por escrever para depois criar e encenar movimento, outras começo por criar movimentos ou acções, para finalmente escrever uma peça.


Trabalhando normalmente deslocada de uma lógica narrativa, ou de um sentido único e pleno, a utilização do movimento e da palavra (como materiais) servem-me principalmente para explorar o não-sentido, ou a acumulação de expressões contraditórias criando personagens essencialmente fragmentadas, partidas ao meio por duas lógicas incompatíveis – aquilo que se pensa ou que se diz, e aquilo que acontece ou que se faz.

Esta tem sido para mim uma das principais fontes de material dramático que tenho explorado no meu trabalho.

O sentido esse, deixo-o num espaço exterior à presença performática (ou à consciência do performer) para ser encontrado pelo espectador como um olhar uno sobre a fragmentação das personagens. "

Sem comentários: