terça-feira, 29 de abril de 2008

Festival Internacional de Música da Póvoa do Varzim




Já foram divulgados os possíveis vencedores do 3º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim.


Da reunião do júri constituído por António Pinho Vargas (Presidente), Carlos Caires, João Madureira e António Saiote, realizada no passado Sábado, dia 26, foram seleccionadas as obras “What if” de Petra Oliveira Bachratá e “Le Foncé Ciel de la Nuit Glacée” de Ana Seara para a final da categoria “Música de Orquestra”.
Ana Seara também se distinguiu na Categoria “Música de Câmara” com a peça “Poema, Mensagem”, juntando-se a Gonçalo Alves Gato Lopes que concorreu a este prémio com a obra “Derivação”.
As obras finalistas irão integrar o programa do 30º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, em estreias mundiais, sendo que as peças da modalidade “Orquestra” serão apresentadas no dia 25 de Julho e “Música de Câmara” no dia seguinte, 26.
No final dos concertos com as obras finalistas, o júri anunciará os resultados finais com os títulos das obras premiadas e será feita a entrega dos prémios.
A composição vencedora na categoria “Música de Orquestra” será distinguida com um prémio monetário de quatro mil euros; quanto à vencedora para “Música de Câmara”, o prémio tem um valor de 2500 euros.
Revelados os compositores seleccionados, foi altura de apresentar o programa da 30ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, que irá decorrer de 11 a 31 de Julho e da qual se destaca a presença de grandes nomes do circuito artístico internacional, como Zehetmair Quartet, os pianistas Boris Berezo o Zehetmair Quartet, os pianistas Boris Berezovsky e Piotr Anderszewski, os violoncelistas Alexander Kniazev e Jian Wang, o violinista Augustin Dumay, o Concerto Italiano, a contralto Sara Mingardo, o violetista Maxim Rysanov, do agrupamento suíço de música antiga A Corte Musical.
A programação deste ano volta a apresentar uma vasta perspectiva histórica da grande música europeia, desde os finais da Renascença à contemporaneidade.
E inclui música portuguesa de diversas épocas e alguns dos músicos portugueses mais relevantes da actualidade: Miguel Borges Coelho (piano), Aníbal Lima (violino), Paulo Gaio Lima (violoncelo), António Saiote (clarinete), António Salgado (barítono) e os membros do agrupamento Camerata Senza Misura.
Esta edição contará, uma vez mais, com a presença do grande musicólogo Rui Vieira Nery, que fará a conferência de abertura do Festival.
Serão prestadas homenagens especiais aos compositores Franz Schubert, Olivier Messiaën e Vaughan Williams, cujas efemérides se comemoram em 2008 e haverá ainda lugar para exposições diversas e o concurso À Descoberta do Património Musical especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região, que constará da publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival.
Poderá consultar o programa completo do 30ª Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim aqui.
A organização do Festival é da responsabilidade da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os principais patrocínios institucionais da Direcção-Geral das Artes (Ministério da Cultura) e da Câmara Municipal.
As diferentes iniciativas que integram o programa do evento irão decorrer no Auditório Municipal, na Igreja Matriz, na Igreja Românica de São Pedro de Rates e no Diana Bar, sendo que todos os recitais e concertos terão inicio às 21h45.
Do programa constam ainda os encontros com os compositores António Pinho Vargas, Petra Oliveira Bachratá, Ana Seara e Gonçalo Gato, que terão início sempre às 21h15.

Sem comentários: