quarta-feira, 12 de março de 2008

Teatro online no Teatro Armando Cortez


O PRIMEIRO ESPECTÁCULO TEATRAL PORTUGUÊS
COM ESTREIA ONLINE



EM CENA com MUSICA MEDIEVAL AO VIVO
- participação especial dA BANDA Segréis de D. Dinis -


Teatro Armando Cortez Casa do Artista Lisboa
Sábados 21 horas
Duração: 1 hora e 45 minutos

Bilhetes e Reservas:
Domingo a Sexta: T. 967470612 E. aprocuradeshakespeare@gmail.com
Sábado, a partir das 20 horas: T. 217110895

FICHA TÉCNICA

DIRECÇÃO E ENCENAÇÃO: José Lobato

COM: Carla Aragão Cláudia Pais Cláudia Vau Kelly Figueiredo Manuela Passarinho Nuno Pereira Regina Calheiros Ricardo Almeida Vera Monteiro e José Lobato

TEXTOS: William Shakespeare

AUTOR: José Lobato

DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO: Andrea Lavareda

PRODUÇÃO: Cláudia Pais e Cláudia Vau

CENÁRIO: Kelly Figueiredo

FIGURINOS: Manuela Passarinho e Regina Calheiros

ADEREÇOS: Carla Aragão e Vera Monteiro

SOM: Hugo Franco [Direcção Técnica] Música Medieval tocada e cantada ao vivo pela banda Segréis de D. Dinis

LUZ: Alexandre Gonçalves [Desenho] Ricardo Almeida [Operação]

DESIGNER GRÁFICO: Rui Baptista

ASSISTÊNCIA DE ENCENAÇÃO: Andrea Lavareda

ASSESSORIA DE PRODUÇÃO: Plano 6 Audiovisuais


SINOPSE

Uma companhia teatral em busca de um espectáculo com base na obra de William Shakespeare, envolve-se num trabalho intenso e desgastante, que dá voltas entre a comédia, a tragédia e o drama, explorando as várias nuances que o próprio Shakespeare deixou como marca na dramaturgia mundial.

Esta companhia acaba por descobrir um novo rumo, quando o seu director age como um maestro a reger a sinfonia do teatro e a afinar cada um dos actores daquele elenco, conforme as suas potencialidades, e também conforme as suas personalidades. Todo este processo resulta numa peça única, que entretece todas as peças que ensaiaram.


A IDEIA

O espectáculo é constituído por cenas de 9 peças teatrais de William Shakespeare.
A montagem é feita com diálogos entre director e actores de uma companhia de teatro.

As conversas, direcção de actores e soluções para resolver cenas que estão a ensaiar e a experimentar, são textos retirados à letra das peças Hamlet, Como lhe aprouver e Sonho de uma noite de Verão.

As cenas ensaiadas são das seguintes peças: Hamlet, Macbeth, Sonho de uma noite de Verão, Como lhe aprouver, Tempestade, Romeu e Julieta, Rei Lear, Júlio César e Otelo.


O ESPECTÁCULO

Construído por os textos destas 9 peças de Shakespeare, todas as elocuções, interjeições e diálogos são de textos escritos pelo dramaturgo.

“À Procura de Shakespeare” alicia pelos excertos de diferentes peças, que constroem o enredo e fazem do espectáculo não só uma homenagem a este grande autor, como também um grande exercício de actores.
O objectivo é proporcionar ao público pequenas “sobremesas” shakespearianas, sob a forma de doces momentos à volta de sentimentos humanos, que este dramaturgo tão bem soube explorar. Na estreia, o espectáculo foi “servido” no espaço físico do Auditório Armando Cortez e também, em directo, através da Internet.


A ENCENAÇÃO

Como proposta de encenação, o encenador projecta uma visão crua sobre o elenco, com os recursos que lhe aparecem à frente para ensaiar e com a nudez minimalista do espaço de palco, onde estão presentes o “Director” da companhia, e os “Actores” da mesma.
Todo o figurino, cenário e adereços obedecem a esta estética realista. A proposta tem a intenção de mostrar ao público todos os processos pelos quais passam os actores, quando estão a construir uma personagem, a ensaiar, a lidar com adereços e cenário, enfim, a construir em conjunto um espectáculo.
O cariz interactivo, com a participação do público presente em diversas situações de cena, traz este mesmo público ainda mais para perto do universo do palco, este lugar tão próprio, que os actores fazem questão de partilhar com a maior motivação do seu trabalho: o próprio público.

A COMPANHIA

«A companhia é boa. Os actores unem as falas àquilo que a peça revela.»
( William Shakespeare)

O elenco é composto por 10 elementos, que assumem vários papéis, sendo todas as personagens retiradas da obra de Shakespeare.

Este elenco é formado a partir de um curso de teatro, profissional e intensivo, desenvolvido para construção integral de um espectáculo shakespeariano.

Os alunos estudam a obra do autor em questão, tanto na prática como na teoria, tomando contacto aprofundado com a arte de representar.

Além disso, têm também a árdua tarefa de aprender um pouco de tudo o que envolve o teatro, criando cenários, figurinos, adereços e trabalhando em produção teatral.
Dirigido pelo actor e encenador José Lobato, o curso de 2007 resulta na construção de um espectáculo profissional, levando-o a palcos de todo o país.

Dá a conhecer, de uma forma dinâmica e inovadora, a obra deste grande autor... William Shakespeare.
«O resto é silêncio.» - William Shakespeare, Hamlet.


CURRICULO DO ENCENADOR

Tem 31 anos e é formado pela Escola Profissional de Teatro de Cascais.
Participou em diversas produções teatrais, destacando-se as que integrou no Teatro Experimental de Cascais, no Politeama, no Teatro Nacional D. Maria II, no Teatro Nacional de São Carlos, no Teatro Novo e com a Plano 6 Audiovisuais.
Integrou o elenco de mais de 20 peças de teatro e participou em 5 novelas portuguesas.

Como encenador realizou e dirigiu 10 espectáculos, abordando autores como Anton Tchekhov, Jean Cocteau, Almada Negreiros e William Shakespeare.
Foi encenador do Grupo de Teatro da Universidade Lusíada, ministrou e dirigiu 7 workshops, e ainda 1 curso profissional de teatro.
Um eterno fanático pela obra de Shakespeare, já criou 3 espectáculos baseados na obra do dramaturgo.

O primeiro foi um espectáculo de teatro multimédia, intitulado "Muita Loucura por Nada", que protagonizou e encenou, partilhando a realização com Andrea Lavareda.

Este espectáculo fez digressão em Portugal (Cascais e Lisboa) e Suiça (Genebra) em 2005 e 2006.
Parte agora para a produção e encenação do segundo, no qual prossegue "À Procura de Shakespeare", com mais 9 actores.

Sem comentários: