quarta-feira, 12 de março de 2008

Escolhida a Grande Marcha de Lisboa 2008

“Lisboa de Camões, Vieira e Pessoa”
Grande Marcha de Lisboa 2008

“Lisboa de Camões, Vieira e Pessoa” é a composição vencedora do Concurso da Grande Marcha de Lisboa 2008.

No âmbito das Festas de Lisboa, promoção da Câmara Municipal de Lisboa, é " Lisboa de Camões, Vieira e Pessoa" a canção vencedora do concurso.

A composição eleita pelo Júri tem letra da autoria de José Luís Refachinho Gordo e música de Arménio Coelho de Melo.

A apreciação da música das composições candidatas esteve a cargo de José da Ponte, representante da SPA e conhecido músico, compositor e letrista, a apreciação das letras esteve a cargo de Mário Raínho, conhecido poeta, autor de poemas de fados, canções, peças teatrais, programas televisivos e encenador de revistas.

Teresa Tapadas, reconhecida fadista da nova geração, e Nuno da Nazareth Fernandes, autor da eterna “Desfolhada” e da “Canção de Madrugar”, apreciaram as composições na sua globalidade.

Os trabalhos do Júri foram presididos por Mafalda Sebastião, representante da EGEAC, E.M..

Os autores recebem um prémio de € 3.250,00 e irão ver a sua composição interpretada por todas as marchas participantes na edição de 2008 das Marchas Populares de Lisboa.

A iniciativa teve como destinatários autores e compositores residentes em território português e as letras versaram, obrigatoriamente, sobre o tema “Lisboa” e sobre um dos sub-temas: “Fernando Pessoa” ( 120ºAniversário do seu Nascimento), “Padre António Vieira”( IV Centenário do seu Nascimento), “Chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil” (Bicentenário), “Ano Europeu do Diálogo Intercultural”(2008).

O Concurso da Grande Marcha de Lisboa visa a selecção de uma composição (música e letra) cujos atributos, tanto literários como musicais, melhor caracterizem neste género musical a cidade de Lisboa, contribuindo para o fomento da criação artística e cultural.

Sem comentários: