quarta-feira, 26 de março de 2008

Fim de semana no Centro Cultural de Belém

Novo Circo Ópera Multimédia Dança Música Contemporânea
Escolhas múltiplas Neste Final de Semana no CCB
26 a 30 de Março




Novo Circo
Qi Qiao Ban – As Sete Pranchas da Astúcia
Aurélien Bory e Acrobatas de Dalian

Quarta Feira a Domingo 26 a 30 de Março
Grande Auditório
Domingo 16h
Restantes Dias 21h
Preços 5€ a 20€

Inspirado pelo milenar jogo chinês Qi Qiao Ban – ou em português As Sete Pranchas da Astúcia – Aurélien Bory concebe um conto visual moderno em que os acrobatas se fundem em gigantes geométricos que invadem o palco para os transformar em figuras completamente novas. O resultado é um espectáculo viciante para o olhar e aliciante para a mente.

Ópera Multimédia
Itinerário do Sal
Miso Ensemble

Sexta Feira e Sábado 28 e 29 de Março 21h

Pequeno Auditório

Preço 12,5€

Itinerário do Sal é a concretização de um trabalho de criação sobre a escrita: musical, poética e gestual do músico/actor e da sua própria imagem, onde a voz é o prolongamento do corpo e do pensamento do poeta.

Os trabalhos de Miguel Azguime, actor, autor e compositor em Itinerário do Sal, sendo ao mesmo tempo líricos e plenos de humor, conseguem surpreender e deleitar tanto os apreciadores mais entendidos como os iniciados.



Boxnova Dança
The Other Side
Quorum Ballet




Sábado 29 de Março 19h

Sala de Ensaio
Preço 4€

The Other Side, que tem como principal objectivo a fusão entre a dança e a arte das cidades de Nova Iorque e Lisboa. Experiência inédita nesta trilogia criativa por Daniel Cardoso, Jonathan Hollander e Thaddeus Davis, directores artísticos do Quorum Ballet, Battery Dance Company e Wideman/Davis Dance, respectivamente.


Música Contemporânea
Geração de 70
OrchestrUtopica


Domingo 30 de Março 19h

Pequeno Auditório

Preço 12,5€

A OrchestrUtopica apresenta um concerto em torno da música dos compositores portugueses que marcaram a música moderna em Portugal e as gerações actuais de compositores.

Geração de 70 actualiza assim uma parte da história mais recente da música portuguesa, trazendo-a para o presente e mostrando o nível de inovação e actualidade da obra fundadora destes compositores, cujo trabalho é hoje influência das gerações mais jovens.

Álvaro SALAZAR
Cândido LIMA
Clotilde ROSA
Constança CAPDEVILLE
Jorge PEIXINHO

Jean Sebastien Béreau, maestro

Laços e ligações

Este concerto apresenta música de alguns dos compositores activos nos anos setenta, cuja actividade foi decisiva para a música contemporânea e para o futuro da música em Portugal.

s anos setenta do século passado em Portugal (e, também, no mundo) foram o tempo de várias mudanças essenciais nos diferentes campos – incluindo no campo da música.

Mudou em Portugal, a meio dessa década, a condição que nos afastou por demasiado tempo do curso das coisas do mundo; uma mudança que permitiu finalmente abrir o país ao exterior, que permitiu anular, no caso da música, aquilo que asfixiava a possibilidade de acompanhar a tendência geral.

Os anos setenta do século XX marcaram a mudança política, o ponto da saturação e da exaustão relativamente a um longo momento histórico em que dominou o preconceito, a aversão à novidade, o afastamento em relação às novas tendências, linguagens e vozes da música moderna e contemporânea.

O título deste concerto é tomado de empréstimo à outra geração de 70 - a do século XIX que marcou a introdução do realismo na literatura e marcou uma posição política e artística forte através de um pensamento crítico activo.

No fim do seu arco de existência sentiu a derrota como um destino fatal. Ao contrário, o que este concerto celebra na geração de 70 da música do século XX, é, de certa forma, o vigor da ligação entre as gerações de compositores que pela sua acção persistente, tornaram possível o seu futuro (ou seja, o nosso presente) e as gerações que se seguiram.

É, afinal, um tributo aos protagonistas dessa resistência e da fundação do presente da nova música portuguesa.

De certa forma, este concerto pretende demonstrar essa ligação, tornando visíveis os laços e a continuidade.

O trabalho precursor destes compositores (quer musical, quer também como promotores de concertos, divulgadores e professores) estreitou os laços que ligam as diferentes gerações de compositores portugueses que hoje se afirmam num ambiente totalmente diferente: com liberdade, com abertura e com horizonte.

De formas diferentes todos os compositores programados neste concerto intervieram decisivamente no curso dos acontecimentos.

Representando uma primeira geração da vanguarda musical da música portuguesa (activa, na realidade, desde os anos sessenta), cada um destes compositores deixou marcas, quer através da sua música, da sua linguagem, da sua intervenção cívica e das influências que geraram, quer através da sua actividade pedagógica na formação das novas gerações de compositores, quer através das suas iniciativas de que se destacam a criação de agrupamentos musicais pioneiros como o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa (por Jorge Peixinho, em 1970), o Grupo Música Nova (por Cândido Lima, em 1973-74), a Oficina Musical (por Álvaro Salazar, em 1978) e o Grupo ColecViva (por Constança Capdeville, em 1985) – que participaram frequentemente nos Encontros de Música Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian.

O concerto Geração de 70 faz eco deste labor.

E pretende, no fundo, actualizar a sua música que, por razões da singularidade da condição portuguesa, é pouco apresentada em concerto. Na realidade, algumas das obras destes compositores foram apresentadas uma única vez e nem sempre nas condições ideais.

Na programação de 2008 da ORCHESTRUTOPICA apresentará mais de vinte obras de outros tantos compositores portugueses, algumas em estreia absoluta (incluindo algumas encomendas) ou em primeira audição nacional. Um recentramento na criação musical portuguesa, num momento de grande vigor artístico e também o prenúncio de algumas mudanças importantes, apontando já novos caminhos para a actividade deste projecto que dá voz e espaço à nova música portuguesa.
José Júlio Lopes


Programa

Álvaro Salazar (n.1938)
Intrada I-A (1998)
(primeira audição em Portugal)

Constança Capdville (1937-1992)
da lontan fa spechio il mare (1989)

Jorge Peixinho (1940-1995)
A silenciosa rosa / rio do tempo (1994)

Álvaro Salazar (n.1938)
Acalanto para implumes (2006-2007)

Clotilde Rosa (n.1930),
Frequência 94.4 (1994)

Cândido Lima (n.1939)
Oscillations (1974-75)

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