quarta-feira, 26 de março de 2008

Exposição de fotografia no Norte Shopping

“Ausências” inaugura a 28 de Março
Silo-Espaço Cultural recebe exposição do fotógrafo Rubén Abella

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura, no próximo dia 28 de Março, a exposição do fotógrafo espanhol Rubén Abella, constituída por uma série de imagens nostálgicas que transmitem a ausência que se apoderou de espaços públicos e privados.

Programada pela Direcção Geral de Arquivos/Centro Português de Fotografia/Ministério da Cultura, “Ausências” é o retrato de um mundo onde nada acontece, de objectos e locais que já foram mas que deixaram de o ser – um quarto vazio de uma casa ou de uma pensão, um cinema sem ninguém, uma mesa de restaurante vazia, uma festa terminada.
É, segundo o autor, uma mostra que se centra “no não presente, num mundo, por assim dizer, virado do avesso”.

Segundo a escritora Maria do Carmo Serén, Rubén Abella dá-nos “uma história das pegadas do outro, reconstitui, através da fixação dos índices de presença, o sentimento de ausência como um prelúdio de alucinação. Porque cada uma destas imagens procura no nosso armazém da experiência, a inegável presença de quem deixou estes traços.”.

Nascido em 1967, em Valladolid, Espanha, Rubén Abella conta com quase duas décadas dedicadas à fotografia, ocupação que combina com a escrita, tendo já exposto em Adelaide (Austrália), Hamburgo (Alemanha) e Barcelona (Espanha).
De salientar o livro de sua autoria “Fábulas do Lagarto Verde”, que traduz a sua imensa criatividade em ambas as artes.

Esta exposição poderá ser visitada todos os dias da semana, das 13h00 às 24h00, até ao final de Maio no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping, no piso 0, rua 2.

Sem comentários: