sábado, 1 de março de 2008

Documentário laureado passa hoje na RTP









DEMOCRACIA?:


UM TÁXI PARA O INFERNO


"Taxi to the Dark Side" conquistou o Óscar de melhor documentário na 80.ª cerimónia dos Óscares, em Hollywood.


Toda a verdade sobre a tortura perpetrada pelos Estados Unidos, através de uma investigação que parte do percurso e morte de um taxista afegão em 2002.


A morte de um taxista afegão detido por militares americanos é o ponto de partida deste documentário perturbador sobre aquilo que o governo de Bush designa por "técnicas de interrogação de suspeitos", mas que o realizador e as leis internacionais chamam pelo seu verdadeiro nome: tortura.

A autópsia revelou que o taxista tinha sido pendurado ao tecto pelas mãos e que foi depois pontapeado brutalmente até à morte durante cinco dias.


O novo filme do realizador de "Enron: The Smartest Guys in the Room" não poupa nada nem ninguém em busca de uma explicação para o facto de as forças americanas terem deixado de respeitar a Convenção de Genebra.


Os depoimentos exclusivos de militares americanos e representantes da Administração Bush são fundamentais para dar a conhecer a nova política de segurança dos Estados Unidos, que legalizou e promoveu o uso da tortura no Afeganistão, no Iraque (Abu Ghrabi) e na base de Guantanamo.


Só no Iraque há centenas de casos de morte nas prisões reconhecidos tecnicamente pelos médicos do exército americano como homicídios.



Origem: EUA – 2007

Duração: 52m 32s

Realização: Alex Gibney

Site Oficial: www.taxitothedarkside.com









Sem comentários: