quinta-feira, 13 de março de 2008

Braga Jazz 2008 com " Indigo Trio"


“Bragajazz 2008”


“ÍNDIGO TRIO”



Singularizado pelas sonoridades intensas e pela invulgar cumplicidade entre os elementos, é ao “Indigo Trio”, incontornável referência no universo “jazz” contemporâneo, que são atribuídas as honras de encerrar, dia 15 de Março (22h00), a nona edição do Festival de Jazz de Braga.


Constituído por três dos músicos mais requisitados de Chicago, designadamente pela premiada flautista Nicole Mitchell, pelo contrabaixista e violoncelista Harrison Bankhead e pelo aclamado percussionista Hamid Drake, “Índigo Trio” encerra o “BragaJazz 2008” com um estilo musical que se caracteriza por uma delicada fusão entre liberdade e tradição e que resulta num trabalho próximo de uma síntese do sentido dos “blues” do saxofonista Rahsaan Roland Kirk, da modernidade dos flautistas e saxofonistas Eric Dolphy e Yusel Lateef.


Em digressão também por Itália, Espanha e Polónia, o projecto “Índigo Trio” aproveita a passagem por Portugal para dar a conhecer aos espectadores bracarenses não só o álbum “Live in Montreal”, como alguns temas inéditos apenas apresentados, até ao momento, em actuações ao vivo.

Reconhecida pela sua «invulgar capacidade de improviso, positivismo, determinação e tremendo talento, que a transformam numa das maiores flautistas de jazz», a líder do colectivo, compositora e também educadora Nicole Mitchell destaca-se pelas sonoridades que produz e que se caracterizam pela junção do jazz clássico, gospel, pop e percussão africana para criar um estilo não raras vezes definido de «fascinante jazz pós-moderno».

Distinguida com os títulos de “Rising Star Flautist 2005-2007”, pela revista “Downbeat”, e de “Chicagoan of the Year 2006”, pelo “Chicago Tribune”, a fundadora dos aclamados “Black Earth Ensemble” e “Black Earth Strings” tem vindo a concentrar atenções em palcos de todo o mundo, designadamente através das participações em festivais na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Co-presidente da “Association for the Advancement of Creative Musicians”, Nicole Mitchell, que se tem dedicado a um intenso percurso de colaborações com músicos de renome como George Lewis, Lori Freedman, Bill Dixon, Anthony Braxton ou Arveeayl Ra, entre muitos outros, é ainda responsável pela edição de inúmeros trabalhos discográficos resultantes dos vários projectos que tem vindo a desenvolver e de entre os quais se evidenciam “Vision Quest”, “Afrika Rising and Hope”, “Black Unstoppable” ou o recente “Live in Montreal”.


Actualmente, Mitchell dirige os projectos “Tindanga Mama” e “Aaya Sensation”, colaborando em simultâneo com os colectivos “Frequency”, “Exploding Star Orchestra”, “Orbet Davis Jazz Phillarmonic”, “New Black Reperatory Ensemble” e “Great Black Music Ensemble”.

Enquanto educadora, Mitchell desenvolveu várias oficinas e debates na Europa e nos Estados Unidos, tendo por objectivo a abordagem de várias temáticas relaccionadas com o jazz e com a música criativa.

Em Chicago, a flautista colabora ainda a meio-tempo com a Universidade de Illinois e dirige o “JazzEnsemble” do “Wheaton College”.

Os ingressos para este concerto, a 10 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.



Sem comentários: