quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

EBONY BONES

Aclamada como “super-heroína da pop”, Ebony Bones é a força da natureza vinda do universo musical londrino que a 2 de Fevereiro (23h59) se estreia em Portugal, com um concerto exclusivo no Theatro Circo.

Electricidade, choque, espanto e palavras que se espalham como um fogo selvagem são os materiais que conjuga nas faixas com que agita os cibernautas e que interpreta nas polémicas e frenéticas actuações ao vivo.

Capaz de captar a essência de tudo o que a envolve e de reinventar estilos praticamente esgotados, Ebony Bones deixou para trás uma promissora carreira de actriz, para, através de um som cru, autista e abrasivo, que define de “DIY” (“Do It Yourself”), chamar as atenções de “Basement Jaxx”, fazer Timbaland saltar da cadeira e levar os prestigiados Grace Jones e Don Letts aos seus concertos.

Ao vivo, Ebony Bones distingue-se pelas actuações extravagantes, frenéticas e politicamente incorrectas, às quais não faltam as já habituais centenas de admiradores incondicionais.

De postura agressiva e nada ortodoxa, aos 24 anos, Ebony Bones começa a revelar-se uma veterana do mundo do espectáculo, ao iniciar uma polémica carreira musical, depois de se tornar conhecida do público inglês numa já extinta novela designada “Family Affairs”.

Com o “single” de estreia “We Know All About You”, uma enérgica fusão de batidas africanas com um baixo em escala grave e uma voz característica dos clubes “underground” nova iorquinos, Ebony Bones despertou a atenção generalizada e o consenso da imprensa ao considerá-la a grande promessa para 2008.

Num estilo algures definido entre a “k-pop”, “trash” ou “melodramatic popular song”, o camaleão cultural em que se traduz Ebony, diferente de tudo o que existe no momento pela música vanguardista e visual invulgarmente “fashion”, apresenta provas das suas capacidades ao tocar todos os instrumentos que integram as suas gravações e ao dedicar-se ainda, por vezes, à própria produção.

Assumidamente influenciada pelo estilo “funk”, “Miss Bones” afirma a sua preferência pelos instrumentos de percussão, batidas tribais e sons afro, o que se pode comprovar em “Don’t Fart On My Heart”, tema dominado pelo seu sentido de humor incómodo e “non sense” que constitui uma sátira às músicas produzidas em série com meros intuitos comerciais. Provando, contudo, que as suas capacidades vão além do “pós-punk”, Ebony apresenta ainda “I’m Your Future X-Wife”, tema mais dançável ao puro estilo disco da década de setenta.

Prometendo avançar sobre 2008 com a autenticidade que a distingue e que deixa um arco-íris de excitação por onde quer que passe, Ebony Bones encontra-se actualmente a preparar o seu álbum de estreia, especialmente concebido para a geração “iPod”, em colaboração com os produtores “Richard X”, reconhecido pelo trabalho com as “Sugababes”, e “Future Cut”.

Os ingressos, a 10 euros, estão disponíveis nas bilheteiras do Theatro Circo.

Sem comentários: