quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Abertura do Ano Académico na Universidade de Lisboa


Abertura do Ano Académico da Universidade de Lisboa de 2007 2008

8 NOV 2007 AULA MAGNA 15h

CERIMÓNIA REITORIA – AULA MAGNA


15h Sessão Solene


16h00 Cerimónia de Outorga das Insígnias de Doutor Honoris Causa aos Doutores Peter Badura, Professor Emérito da Universität München, Peter Häberle, Professor Jubilado da Universität Bayreuth, Christopher Joseph Mathias, Professor da University of London.

Os homenageados serão apadrinhados, respectivamente, pelos Doutores Canuto Joaquim Fausto de Quadros e Jorge Manuel Moura Loureiro de Miranda, ambos Professores Catedráticos do grupo de Ciências Jurídico-Políticas da Faculdade de Direito, e pelo Doutor José Luís Bliebernicht Ducla Soares, Professor Associado com Agregação na área de Medicina Interna da Faculdade de Medicina. Coro da Universidade de Lisboa, Direcção Maestro José Robert


16h45 Sessão de Atribuição do Prémio Universidade de Lisboa – Caixa Geral de Depósitos, aos melhores alunos finalistas, do 1.º ciclo, de cada unidade orgânica da Universidade de Lisboa, no ano lectivo de 2006/2007. Coro da Universidade de Lisboa, Direcção Maestro José Robert


17h10 Cerimónia de imposição de Insígnias e entrega de Diplomas aos Doutorados pela Universidade de Lisboa, no Ano Lectivo de 2006 2007.
Grupo de Metais e Percussão, Coro da Universidade de Lisboa e Coro Infantil da Universidade de Lisboa Direcção Maestro José Robert e Maestrina Érica Mandillo


17h40 Encerramento da Sessão Solene.


ALMADA NEGREIROS Mostra de Originais

REITORIA – SALÃO NOBRE 15h


É com muita gratidão e orgulho, que a Universidade de Lisboa vai realizar esta mostra de desenhos, de um mestre incontornável da Cultura portuguesa, cuja história e temática está fortemente relacionada com a Universidade e a cidade de Lisboa.

De facto, no passado mês de Junho a viúva do Dr. António Manuel Gouveia de Almeida fez a doação de dez mil euros, o que permitiu à Reitoria adquirir os originais dos desenhos de Almada Negreiros que serviram de base aos desenhos incisos do mesmo autor que se encontram na fachada da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Trata-se de um investimento que vem enriquecer o património e prestigiar a Universidade, ligando-a de forma indelével ao nome do seu ilustre mecenas, diplomado pela Faculdade de Letras.


EXPOSIÇÃO ÍCONO-BIBLIOGRÁFICA Comemorativa do Centenário do Professor Barahona Fernandes “Um trabalhador apaixonado pelo saber”

REITORIA – ÁTRIO PRINCIPAL 18h30

Henrique Barahona Fernandes (Vinhais, 1907 – Lisboa, 1992), uma das maiores figuras da Psiquiatria portuguesa do nosso tempo, foi o primeiro Reitor da Universidade de Lisboa depois de Abril de 1974, como Prof. Catedrático de Medicina e Decano desta Universidade.

A influência de Barahona sobre a Psiquiatria Portuguesa do séc. XX foi imensa, a muitos níveis – docência, teorização, actualização de conceitos e métodos clínicos, investigação, direcção, saúde pública e organização dos hospitais e Clínicas Universitárias em termos científicos modernos. “Um trabalhador apaixonado pelo saber” foi a faceta da sua própria personalidade a que Barahona se referiu… Comissariado: Dr. Armando Caeiro, Dr.ª Graça Barahona Fernandes, Prof. Doutora Isabel Barahona Simões da Fonseca .

Sem comentários: