sábado, 13 de outubro de 2007

PAREDE DE SEGREDOS em exposição em COIMBRA


PAREDE DE SEGREDOS
De 15 a 21 de Outubro

TEATRO ACADÉMICO DE GIL VICENTE

Uma peça-instalação de poesia a partir da obra de Almeida Garrett «Folhas Caídas» direcção artística Berta Teixeira e Gonçalo Antunes de Azevedoconcepção do dispositivo cénico e instalação Cecil Balmond e Gonçalo Antunes de Azevedono âmbito da estreia do espectáculo “Parede de Segredos”

Quando falamos em instalação, reportamo-nos, numa primeira abordagem, a uma estrutura que se propõe intervir com o espaço tridimensional onde se insere e com o indivíduo que habita e frui esse mesmo espaço. Institui-se uma deliberada procura de comunhão entre o sujeito e o objecto, o qual deixou de ser escultura finita, autónoma, fisicamente impermeável e estanque, para se constituir como algo transformável, mutante e, neste sentido, vivo e pleno de possibilidades físicas e emocionais, ou seja, poéticas. E, no caso da instalação que se apresenta, podemos falar em dupla poesia, uma vez que ao convite de acção recíproca que a instalação naturalmente propõe, é acrescido um conceito de “Parede-Confessionário”, que se pretende constituir como depositária de alegrias e amarguras de um qualquer transeunte.

Do ponto de vista histórico e artístico, a prática da instalação começou por se desenvolver, ainda de modo prematuro, a partir das experiências dadaístas, acabando por “Dada” ser retomado como eixo de orientação nos desenvolvimentos da segunda escola de vanguardas, ou neovanguarda, dos anos sessenta e setenta, numa redefinição do olhar sobre e através do objecto estético. A instalação passaria agora de algo mais ou menos periférico para o centro da prática artística, que se deseja actuante e interactiva com a vida, imbuída de fragmentos, dúvidas, mas plena de possibilidades operatórias. Assim pode ser também entendida esta “Parede de Segredos”. Isabel Nogueira
seg a sex 10h00 – 01h00
sab e dom 14h00 – 01h00
Informações
Teatro Académico de Gil Vicente

teatro@tagv.uc.pt



Bilheteira
Horário - 17h00-22h00

Telefone - 239 855 636


Sem comentários: