quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Novo Livro sobre a Beata Alexandrina



A divulgação da Beata Alexandrina conhece novo momento, desta feita através do lançamento do livro “Até aos confins do mundo”, da autoria de José Ferreira, o nº 16 da colecção “Na Linha do Horizonte - Biblioteca Poveira”.
A obra vai ser lançada a 13 de Outubro, às 21h30, no Centro Paroquial de Balasar, com apresentação do Professor Fernando Souto, docente na Escola Secundária de Eça de Queirós. Serão apresentadas as suas duas versões, a portuguesa e a inglesa; o tradutor foi Leo Madigan, Barão do Lumiar, especialista de Fátima com mais de vinte obras publicadas.

O livro vai buscar o título a um anúncio feito à Beata Alexandrina, em 1937, de que após a morte a sua vida chegaria "até aos confins do mundo" e foca diversos aspectos relacionados com a mesma Beata, de uma forma não biográfica, como o seu retrato, produções artísticas que nasceram em sua homenagem (os vitrais de Balasar, entre outras), a sua passagem pela Póvoa de Varzim e ainda a sua relação com a Santa Cruz de Balasar ou a Igreja Paroquial. Aborda também o jejum vivido pela Alexandrina, que passou 13 anos e sete meses sem comer, apenas comungando diariamente.
O autor, natural duma freguesia barcelense, é docente na Escola Secundária de Eça de Queirós. Interessou-se desde cedo pela investigação da história local, tendo colaborado em diversos jornais.
Em 2001 "descobriu" a Beata Alexandrina, dedicando, desde então, grande parte do tempo ao seu estudo.
Para além de escrever em jornais poveiros, lançou, em 2004, o livro antológico Vinde Todos…à Descoberta de Alexandrina e integrou o Secretariado para a Beatificação da Alexandrina de Balasar. Actualmente, presta apoio a estudiosos da Beata de vários países e escreve no site oficial a ela dedicado, em alexandrina.balasar.free.fr.

Alexandrina Maria da Costa, natural de Balasar, nasceu a 30 de Março de 1904 e aí faleceu, com fama de santidade, a 13 de Outubro de 1955; foi beatificada em 25 de Abril de 2004.
Durante a sua vida foram muitos os "peregrinos" que, através de um contacto directo, testemunharam a sua bondade e sabedoria cristãs.
Na actualidade, a romagem mantém-se, agora para a Igreja Paroquial, onde se encontra o seu túmulo, e para a casa onde viveu.




Sem comentários: