quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Evocação histórica na Póvoa do Varzim


Cortejo Renascentista

na Póvoa do Varzim


No próximo Domingo, perto de uma centena de figurantes, vestidos com trajes feitos à mão, segundo reproduções da época, vão participar num cortejo renascentista, na Póvoa de Varzim.

A animação que teria tido um acontecimento destes e a possibilidade de assistir à passagem do cortejo real de D. Manuel I vão encher de vida e colorido as ruas da cidade, no dia 14, a partir das 15h30.
Pelos anos de 1500, o rei D. Manuel I terá ido em peregrinação a Santiago de Compostela e, apesar de não se saber qual o caminho que terá seguido para ir até à cidade galega, admite-se que terá pernoitado em Vila do Conde, passando, em seguida, pela Póvoa de Varzim.


Para lembrar a passagem do cortejo real pela nossa cidade, o Museu Municipal está a organizar a sua reprodução, para a qual conta com a dedicada participação do Rancho de Rates e colaboração da Junta de Freguesia de São de Rates.
Para este cortejo foram desenhados e confeccionados 70 fatos completos, todos feitos à mão e com tecidos que se procurou fossem o mais aproximados possível aos da época, o século XVI. Estes trajes estão conservados no Museu Municipal e foram todos feitos na Póvoa, por Elisa Novais que, habitualmente, se dedica à confecção dos guarda-roupas das procissões, e que, para este cortejo, seguiu os esboços que lhe foram fornecidos pelos responsáveis do Museu local.
Vários meses de trabalho, pois, para concretizar um cortejo de grande impacto visual que irá percorrer a cidade desde a zona sul até ao norte, cumprindo o seguinte itinerário: Largo da Lapa, Rua 31 de Janeiro, Praça da República, Rua da Junqueira, Rua dos Cafés, Passeio Alegre e Avenida dos Descobrimentos.



Sem comentários: