terça-feira, 16 de outubro de 2007

" A GUERRA " na RTP1



“A GUERRA”


Estreia hoje na RTP1 e na RTP África o Documentário de Joaquim Furtado de seu nome " A Guerra".
“A Guerra” é uma série documental de 18 episódios com os quais o autor pretende descrever o que foi a guerra (nos seus aspectos militares, políticos e sociais) que, entre 1961 e 1974, opôs as forças armadas portuguesas e os movimentos de guerrilha que lutavam pela independência de Angola, de Moçambique e da Guiné, territórios então sob administração portuguesa.

Um conflito que os africanos designaram por guerra de libertação nacional, e os portugueses por guerra do Ultramar ou guerra colonial.
O autor assenta a estruturação do trabalho em alguns pilares fundamentais: filmes, fotografias e documentação da época (foram consultados de forma exaustiva, os principais acervos disponíveis); entrevistas com os protagonistas do conflito, militares e civis, africanos e portugueses (foram gravados mais de duas centenas de testemunhos); reportagens em lugares especialmente significativos da guerra (com a presença e o encontro entre si de portugueses e africanos, ex-combatentes); “reconstituição” gráfica de alguns dos principais episódios militares que marcaram o conflito.

O recurso a gravações radiofónicas da época permitiu complementar imagens, até aí limitadas na sua expressão.
O autor procura narrar o conflito ao ritmo a que ele se desenrolou, em simultâneo, em Angola, na Guiné e em Moçambique pelo que, cada episódio contempla sempre mais do que um dos territórios.


Exceptuam-se os quatro primeiros episódios, todos referentes a Angola, já que não havia ainda guerra na Guiné (começou em 1963), nem em Moçambique (iniciou-se em 1964).



O hardmusica.com esteve na estreia deste Documentário e ouviu as motivações do seu autor.

Os portugueses precisam de se confrontar com um problema que existiu e marcou a vida de milhares deles. Os portugueses precisam saber da justeza de tal guerra que mudava de nome consoante o lado que a ela se referia. Os portugueses precisam saber que em consequência dessa guerra e da "teimosia" que lhe deu origem muitos civis e militares de todas as partes em conflito ficaram com as sua vidas destroçadas.



Este Documentário coloca-nos perante uma realidade a que não podemos voltar as costas, perante sequelas que demorarão a resolver e perante ódios ainda ,que talvez se diluam com o passar dos tempos.

Depois de se assistir a este Documentário a perspectiva que qualquer um tenha desta guerra modificar-se-á certamente.

Aconselhamos os nossos leitores que não o percam. RTP1 hoje 21 horas, RTP África no mesmo horário.

Sem comentários: