terça-feira, 16 de outubro de 2007

Circo de Pequim estreia em Portugal

CIRCO ACROBÁTICO NACIONAL DE PEQUIM



COLISEU DE LISBOA
26 De Outubro 21h30
27 De Outubro 16h30 * 21h30

COLISEU DO PORTO
31 De Outubro 21h30
01 De Novembro 16h30

Teatro de Portalegre
2 de Novembro 21h30


Arena de Évora
3 de Novembro 21h30


Com sede em Pequim, o circo acrobático foi o primeiro a ser criado na denominada nova China e o primeiro a sair para o estrangeiro.
Desde a sua fundação já visitaram mais de 80 países e foram condecorados com 18 medalhas de ouro em diferentes competições internacionais, sendo considerados um dos mais importantes circos chineses.

Neste momento o circo conta com mais de 100 números diferentes entre representações aéreas, equilibristas, animais amestrados, farsas, imitações, magia e coordenações de grupo.

DREAMS é a denominação do espectáculo que trazem à Europa, e revela-nos um colorido mundo de sonho visto pelos olhos de uma criança. Este espectáculo é teatralmente coreografado para audiências de todas as idades, oferecendo assim a todos os espectadores um largo leque de entretenimento, incríveis acrobacias e extraordinários efeitos luminosos.

DADOS BIOGRÁFICOS

Sun Lili
(Directora artística)
Nascida em Guangzhou em 1950. Na actualidade é a vice-presidente da Associação de acrobatas chineses; vice-presidente da Associação de acrobatas de Pequim e vice-presidente da Academia de circo de Pequim. É uma destacada acrobata que dedicou 45 anos a esta carreira. Depois de trabalhar na província de Heilongjiang uniu-se ao Circo Acrobático de Pequim em 1985 e posteriormente converteu-se em líder da equipa de treino. Baseada em anos de pratica e destreza, o valor do desafio e acções arriscadas, bem como com um espírito inovador, actuou como a artista mais destacada em mais de 16 números diferentes. Conseguiu a medalha de ouro na quarta edição do concurso acrobático da China de 1995 com o número de pratos giratórios e o crisântemo de ouro no Certame de Pequim no mesmo ano.
Sob sua direcção fundou-se a Academia de Circo de Pequim, para se converter na base educativa dos artistas de acrobacias da China. Desde 1997 os seus estudantes colheram 29 medalhas de ouro em competições nacionais e internacionais.
É reconhecida no campo acrobático em todo o mundo. Durante a sua dilatada carreira nos campos de actuações, treino, docente, de inovação e aperfeiçoamento, viajou por mais de 40 países estendendo a sua arte e participando em concursos internacionais. Também participou como juiz em inúmeros certames sobre circo. Devido a isto está familiarizada com os últimos programas de circo das mais prestigiadas companhias.
Foi reconhecida pelo Governo Chinês pelas suas proezas no campo da acrobacia e foi galardoada como uma das 10 mais importantes mulheres da Republica da China em 2005.

Zhang Yusheng (Professor)
Trabalha como acrobata e professor no Circo Acrobático Nacional de Pequim desde 1953. Em 2000 começou como director de cena. Ensinou muitos acrobatas excelentes. Levou muitos acrobatas a países como Nova Zelândia, Espanha, Itália, Tailândia, Canada e Portugal.

Zuo Mei (Acrobata)
Começou a estudar no Circo Acrobático Nacional de Pequim em 1988. Depois da graduação trabalha no grupo desde 1993. Tem um papel importante na maioria dos temas de circo apresentados pelo grupo. Conseguiu muitos prémios, destacando-se a medalha de ouro da terceira edição acrobática da China com o número de destreza em bicicletas; Medalha de ouro na quarta edição do mesmo com o número de pratos giratórios; O premio Crisântemo dourado no Primeiro Festival acrobático da China; foi amplamente elogiada pela sua mestria tanto pelos especialistas como pelos seus próprios companheiros.

Yuan Fei (Acróbata)
Nasceu numa família na qual quase todos os membros eram acrobatas, herdando a vocação familiar. Começou a sua carreira no circo deste criança. É um dos jovens artistas mais elogiados do grupo. Actuou em muitos números no papel principal. Obteve a medalha de ouro no Festival de Circo Internacional de Budapeste em 1998 com o número pagoda de diablos; a medalha de ouro no quinto concurso acrobático da China em 2000; a medalha de ouro no primeiro festival de arte de Delphi no mesmo ano; medalha de ouro no oitavo festival acrobático internacional de 2001. O seu número de Pagoda de diablos foi muito aplaudido.

Por tudo o que foi dito acreditamos que não pode perder aquele que é considerado um dos melhores circos da China.

Coliseu de Lisboa : Entre 30,00 Euros e 10,00 Euros
Início do Evento : 26 de Outubro às 21H30 e 27 de Outubro de 2007 às 16H30 e 21H30
Coliseu do Porto : Entre 30,00 Euros e 15,00 Euros
Início do Evento : Dia 31 de Outubro às 21H30 e 01 de Novembro às 16H30

Sem comentários: