Exposição "Quatro Ventos, Sete Mares"
A EGEAC apresenta a exposição "Quatro Ventos, Sete Mares", entre os dias 20 de Outubro e 31 de Dezembro, no Padrão dos Descobrimentos. A mostra é composta por um espólio fotográfico que retrata as vivências do autor, Pedro Mota, com os povos e etnias dos países que visitou ao longo de 20 anos e coincide com o lançamento do livro do autor com o mesmo nome.
Pedro Mota é um viajante de longo curso e define-se a si próprio como um "contador de hitórias". Esta mostra é fruto de 35 viagens, por locais tão diferentes como a Rota da Seda, a Rota das Especiarias, o Pacífico Sul e a Papua, a Índia e Sri Lanka, o Alto Árctico e a Sibéria, o Tibete e a Mongólia Exterior, o refazer da expedição de Ivens e Capelo (mapa cor-de-rosa), o Sudão e Madagáscar, a Amazónia e a Patagónia, Timor e São Tomé, entre outros.
Os reflexos de luz captados pela objectiva de Pedro Mota estão repletos de harmonia e comunhão. Está lá o fulgor do brilho dos olhos que gera a arte e a poesia.
Nesta Exposição, a incidência de povos ou territórios com histórias convergentes resulta da união de influências entre as várias culturas, dando origem a uma permuta enriquecedora. Na opinião do autor, essas culturas funcionam como especiarias na cultura portuguesa, ou seja, como intensificadores de "sabor" da cultura lusa.
A necessidade de partir à aventura, de ir em busca de novos mundos para o seu próprio mundo, está impressa na profundidade das suas raízes, está entrelaçada na história desse povo de viajantes e navegadores, que é o povo Português.
Exposição: "Quatro Ventos, Sete Mares"
Padrão dos Descobrimentos
20 de Outubro a 31 de Dezembro
3ª a domingo das 10h00 às 19h00
Sem comentários:
Enviar um comentário