sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Cultura e memória irlandesa em Lisboa

No 4º centenário da saída dos últimos príncipes reinantes gaélicos da Irlanda, uma efeméride muito importante para a história da Irlanda e na qual Lisboa teve um papel marcante, o São Luiz apresenta um dia dedicado à cultura e memória irlandesas.

The Flight of the Earls celebra a aliança antiga entre as duas nações (Irlanda e Portugal) e afirma a continuidade da relação no futuro. O programa do dia inclui uma mesa redonda (16h) com a presença dos professores John McCavitt e Declan Downey (University College Dublin), bem como Hugo O´Neill (Portugal).

Será ainda apresentada Running Beast (17h30m), uma peça de teatro / música, por Michael Holohan and Donal O'Kelly, que inclui a suite musical The Road to Lough Swilly, de Michael Holohan.

Nas palavras de Hugo O’Neill “Os laços que unem Lisboa à Irlanda formam um verdadeiro e colorido mosaico que se estende há mais de 500 anos. (...) o ramo português [desta família] é um elo singular nas relações que unem os dois países.”

Hugo O’Neill é português e actual chefe da família dos príncipes gaélicos. Este clã é a mais antiga família europeia, remontando a sua origem ao ano 360 d.C. O mais popular dos O’Neill em Portugal é, certamente, o poeta Alexandre O’Neill.



Sobre Running Beast:
(Espectáculo em inglês e sem legendagem.)


Running Beast é uma peça de teatro/ música, baseada na fuga dos princípes reinantes da Irlanda. Esta fuga histórica é perspectivada por Donal O’Kelly, ao ritmo das composições de Michael Hologan. Esta peça foi especialmente criada para celebrar os 400 anos da fuga dos princípes gaélicos da Irlanda.

Nota Biográfica:

Hugo O’Neill é Chefe da Casa O’Neill – a mais antiga casa real da Irlanda - Chairman do Standing Council of Irish Chiefs and Chieftains, MA hon causa pela Universidade de Galway ( Irlanda) , nascido em Lisboa a 7 Março de 1939.

Sem comentários: