domingo, 3 de junho de 2007

Fado no Castelo e no Eléctrico 28




Fado castiço, tradicional ou remisturado

Castelo de São Jorge e Eléctrico nº 28 Palcos da Canção de Lisboa


O fado continua a marcar presença assídua nas já tradicionais Festas de Lisboa.

De 7 de Junho a 1 de Julho, o Castelo de São Jorge e o carro eléctrico nº 28 são os palcos escolhidos para a típica canção alfacinha se fazer ouvir.

De 7 de Junho a 1 de Julho, de 5ª feira a domingo, das 16h00 às 18h00 e das 19h00 às 21h00, decorre a iniciativa Fado no Eléctrico.



O eléctrico nº 28 foi o escolhido por percorrer um número assinalável de bairros típicos lisboetas tradicionalmente associados ao Fado e por se tratar de um roteiro frequentado por turistas.


O objectivo deste projecto é divulgar o fado amador, convidando artistas a interpretar o fado mais tradicional e castiço junto das gentes que deambulam pela cidade e que nela moram. Martim Moniz, Graça, São Vicente, Alfama, Castelo, Sé, Baixa, Chiado, Calçada do Combro, São Bento, Estrela, Campo de Ourique e Prazeres preenchem o itinerário.

Fado no Eléctrico conta com a participação de 73 fadistas e 32 músicos.


Dia 7 de Junho, entre as 16h00 as 18h00, actuam Esmeralda Amoedo, Conceição Ribeiro, Milene Candeias e Nuno de Aguiar, acompanhados por Manuel Gomes (guitarra) e Fernando Gomes (viola).


Das 19h00 às 21h00 é a vez de Ana Maurício, Luís de Matos, Henrique Batista e Tânia Oleiro, a acompanhar os fadistas estarão António Jorge (guitarra) e João Ramos (viola).


De 8 a 30 de Junho é a vez do Fado se fazer ouvir no Castelo de São Jorge, em mais uma edição da Festa do Fado, que decorre sextas e sábados, às 22h00.


O fado tradicional associado aos novos projectos e a experimentação com outros géneros musicais foi a base do convite lançado aos artistas que integram a iniciativa, são eles: Pedro Moutinho, Teresa Salgueiro, Sal, Ricardo Ribeiro, Maria Ana Bobone, Tet Vocal, Ana Maria, Maria Alice, Ana Moura, Amélia Muge, Raquel Tavares, Tito Paris, Paulo Parreira, Ramon Mascio, Beatriz da Conceição, António Zambujo e Luís Represas.

A Festa do Fado tem início com a actuação de Pedro Moutinho e Teresa Salgueiro, dia 8 de Junho (6ªf), às 22h00.


Fado no Eléctrico

Eléctrico nº 28

7 de Junho a 1 de Julho (5ªf e domingo)
16h00 às 18h00 19h00 às 21h00
Entrada: tarifário da Carris

Sem comentários: