quinta-feira, 7 de junho de 2007

Apresentação de Livro no Teatro Académico de Gil Vicente

Dia 8 de Junho
18h00_Café-Teatro
Demetrio Stratos: em busca da voz-música
De Janete El Haouli (Brasil)
Apresentação do livro-CD a cargo do Professor Manuel Portela (Director do TAGV), com a presença da autora

O livro “Demetrio Stratos: em busca da voz-música” de Janete El Haouli, apresenta o pensamento e as contribuições do cantor, performer e pesquisador da voz Demetrio Stratos.
De origem egípcio-grego-italiano, é uma das mais perturbadoras e importantes personalidades da música contemporânea, falecido prematuramente em 1979, aos 34 anos, e cuja obra permanece como uma das mais ricas investigações sobre a voz no século XX.
As suas pesquisas e propostas alcançaram o mundo da performance, da fonologia e da linguística, da psicanálise, bem como da antropologia e da música experimental.
Stratos transitou pelo rock and roll, criou e participou do importante grupo de rock progressivo Area (International POPular Group), e vai ainda buscar à música étnica e às suas observações dos sons emitidos pelas crianças, a construção da sua estética e de uma pedagogia experimental da voz. Demonstra nas suas ideias e criações um importante diálogo com as multiplicidades estéticas, procurando incessantemente compreender o significado e os limites da voz, da linguagem, afirmando que “a voz, na música, hoje, é um canal de transmissão que não transmite mais nada”.
A pesquisa de Janete El Haouli sobre Demetrio Stratos foi apresentada no Canadá (Montreal, 1995), França (Strasbourg, 1997) e Alemanha (WDR de Colônia, 1998).
Na Itália, o livro de Janete El Haouli foi lançado em 1999 pela editora Auditorium Editrice (Milão), encontrando-se na sua 5ª edição.
No Brasil, o livro (produção independente) já foi lançado em 2003 e apresentado nas cidades de Londrina, PR (Teatro Ouro Verde da UEL), Curitiba, PR (Teatro da Reitoria da UFPR), Rio de Janeiro, RJ (Espaço SESC / Copacabana), Porto Alegre, RS (Livraria Cultura), Belo Horizonte, MG (Escola de Canto Babaya) e São Paulo, SP (Itaú Cultural), Goiânia, GO (Escola de Música e Teatro da UFGO) e muitas outras cidades.
No México, o livro foi traduzido e publicado pela CONACULTA e Radio Educación, lançado na VI Bienal Internacional de Rádio, Maio de 2006.

Janete El Haouli é brasileira de origem libanesa.
Formou-se em Música (piano), fez o mestrado em Ciências da Comunicação e o doutoramento em Artes/Rádio, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
É professora associada do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde 1981, onde coordena, também, o Projecto Rádio-Acção / Núcleo de Estudos em Música e Contemporaneidade (NMC).
Produziu o programa radiofónico Música Nova – rádio pra ouvidos pensantes, de 1991 a 2005, na Rádio Universidade FM, emissora da UEL, na qual foi directora geral, de 2001 a 2005.
Apresentou a sua pesquisa sobre a voz de Demetrio Stratos no Brasil, no Canadá, na França, na Suíça, na Itália, na Alemanha, no Uruguai e no México.
Desenvolve, há alguns anos, trabalhos pedagógicos de criação e de pesquisa sobre a escuta de paisagens sonoras no rádio, de ecologia acústica e de rádio arte.
Desenvolveu projectos de criação radiofónica (arte acústica) para a Westdeutscher Rundfunk/WDR – Studio Akustische Kunst, de Colónia, para a DeutschlandRadio, de Berlim, para a Radio Educación, cidade do México, Rádio Cultura FM de São Paulo, Rádio MEC do Rio de Janeiro e teve os seus trabalhos radiofónicos transmitidos na Finlândia e na Rússia.
Publicou diversos artigos no Brasil e exterior e a sua pesquisa sobre Demetrio Stratos foi publicada em livro na Itália, em 1999, pela Auditorium Edizioni Milano (5ª. edição), com o título Demetrio Stratos: alla ricerca della voce-musica.
Em 2003, foi publicada no Brasil e em 2006, no México, pela CONACULTA (Consejo Nacional para la Cultura y las Artes) e Radio Educación.
Actualmente, está a finalizar a sua pesquisa de pós-doutorado sobre ‘arte acústica radiofónica’, no Laboratório de Música e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sem comentários: