terça-feira, 24 de abril de 2007

Póvoa do Varzim comemora o Dia Mundial Da Dança



O palco do Passeio Alegre volta a receber as comemorações do Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de Abril.




Com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a arte da Dança, academias da cidade vão assinalar a data, interpretando coreografias das mais diversas modalidades de dança, num espectáculo com início marcado para as 16h00.
Assim, A Academia de Artes da Póvoa de Varzim apresenta o grupo “Artedança”, que traz uma coreografia intitulada “Jazz em Pontas”, seguindo-se a academia Centro do Corpo, com seis coreografias de modalidades diversas como o Funky Kids, Funky Teens, Street Jam, Ragga Jam, Free Funk e ainda Bboying.


Por último, sobe ao palco a Gimnoarte, com coreografias de Ballet Clássico, Dança Moderna, Cardio Dance, Aerokids, Hip Hop e Ragga.



Luís Diamantino, vereador do Pelouro da Cultura, vê nesta actividade uma forma de “comemorar a dança pensando que no futuro iremos reforçar este trabalho com a criação de uma infra-estrutura necessária e importante para a prática desta arte, o Cine-Teatro Garrett”. Para já, o palco escolhido tem sido o do Passeio Alegre que, também em breve, após o término das obras da Avenida Mousinho de Albuquerque, irá apresentar melhores condições para os mais variados espectáculos.
Apesar de comemorado a 29 de Abril, o Dia Mundial da Dança é também mote para o 5º Encontro de Novos Coreógrafos, que decorre a 25 de Abril. Organizado pela Associação Nós da Dança, com o apoio da Câmara Municipal, o encontro vai decorrer no Auditório Municipal, a partir das 16h30.
Com este evento a organização pretende “que todas as formas de dança sejam abordadas, não só pelas suas diferenças como também pela sua originalidade e pela sua história”. As coreografias apresentadas vão ser avaliadas por um júri que levará em linha de conta critérios como a composição coreográfica, a técnica e performance dos bailarinos.



Além dos prémios atribuídos aos três primeiros lugares, todos os participantes vão ser ainda brindados com um desconto de 20% na inscrição do XIII Curso Internacional de Dança, a decorrer em Dezembro.




Sem comentários: